02/01/2024

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Prefeitura amplia repasse financeiro da Apae de Nova Petrópolis em 2024

Município encaminha à entidade R$ 364 mil para garantir o atendimento das pessoas com deficiência da cidade

A Prefeitura de Nova Petrópolis mantém o atendimento às pessoas com deficiência da cidade e está ampliando o repasse financeiro à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em 2024, cujo valor passá a ser de R$ 364 mil. São R$ 32,2 mil de aumento em comparação a 2023 e mais de R$ R$ 120,7 mil em relação a 2021. O termo de fomento oficializando o envio dos recursos foi assinado na quinta-feira, 28 de dezembro, pelo prefeito Jorge Darlei Wolf e pelo presidente da entidade, Cristiano Hillebrand.

Para garantir os recursos para o próximo ano, a Apae de Nova Petrópolis encaminhou ao Poder Executivo um plano de trabalho com a previsão orçamentária para atender à população com deficiência intelectual e múltipla do município. O total de R$ 364 mil será repassado pela Prefeitura em 11 parcelas sucessivas e mensais de R$ R$ 78 mil e mais uma parcela final de R$ 26 mil.

Em até 30 dias após o repasse, a Apae precisará encaminhar uma prestação de contas parcial do uso dos valores. Ao final do período de execução físico-financeira, que vai de 1º de janeiro a 30 de dezembro de 2024, a entidade terá ainda 30 dias para enviar a prestação de contas total dos recursos.

A Apae de Nova Petrópolis atua há 38 anos diretamente no atendimento às pessoas com deficiência, promovendo mais qualidade de vida e a inclusão desses munícipes. Em sua sede, na rua Hermann Deppe, 181, bairro Logradouro, funciona a Escola de Educação Especial Sol Nascente, onde são oferecidos atendimentos pedagógicos, psicológicos e de saúde, além de oficinas e aulas de atividade física.

O vice-prefeito e secretário de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann; a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal; e a diretora da Escola Sol Nascente/Apae de Nova Petrópolis, Michele Stumpf; acompanharam a assinatura do termo de fomento.

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP