conteúdo do menu
conteúdo principal

Nova Petrópolis
Simplesmente Germânica


Colonizada por imigrantes alemães, Nova Petrópolis cultiva seus costumes com muita força e representatividade, sendo uma das joias mais germânicas da Rota Romântica. A preservação da língua alemã, as danças e músicas folclóricas, os trajes típicos, a gastronomia germânica e a arquitetura enxaimel perpetuam a identidade trazida pelos desbravadores desta terra. 


O potencial naturalmente turístico de Nova Petrópolis aliado à herança histórica e cultural deixada pelos imigrantes motiva diversos eventos. O Verão no Jardim da Serra Gaúcha, a Magia da Páscoa, a Feira de Arte e Artesanato, o Festimalha, o Festival Sabores da Colônia, o Festival Internacional de Folclore, o Festival da Primavera – Frühlingsfest e o Natal no Jardim da Serra Gaúcha são destaque na programação anual do Município. 


Pontos turísticos como o Parque Aldeia do Imigrante, a Praça das Flores, a Torre de Informações Turísticas e o Moinho Rasche retratam a história do município e acolhem turistas com a hospitalidade característica da cidade. 


Nova Petrópolis detém o título de Jardim da Serra Gaúcha por tratar-se de uma das cidades mais floridas da Serra Gaúcha, além de possuir exuberantes pontos turísticos naturais, como o Labirinto Verde, o Pinheiro Multissecular e a rampa de Voo Livre Ninho das Águias. 


Os roteiros turísticos oferecidos são atrações imperdíveis. O Roteiro de Turismo Rural Alemães do Sul – Caminhos de um Povo proporciona o contato com o meio rural, suas dinâmicas e sua cultura recontando a emocionante epopéia dos Boêmios através de propriedades. O projeto Roteiros e Paisagens – Roteiro de Natureza Autoguiado – reúne três roteiros de ecoturismo totalmente autoguiados por estradas e caminhos do interior do Município; Roteiro Mallakoff, Roteiro das Colônias e Roteiro Pinhal Alto compreendem a proposta turística de Nova Petrópolis. A Rota Cervejeira da Serra Gaúcha reúne as principais cervejarias da Região das Hortênsias em um roteiro único aos apreciadores. O Roteiro Caminhos Germânicos - Natureza exuberante e uma história fascinante – reúne 15 empreendimentos que oferecem diversas opções de visitação, reunindo história, arte, gastronomia e passeios em meio a natureza; localiza-se entre Nova Petrópolis e Gramado, junto à RS 235, nas comunidades de Linha Brasil e Nove Colônias. Além disso, outros roteiros exploram o cooperativismo de crédito e agropecuário, que conferem à cidade o título de Capital Nacional do Cooperativismo. Aconchego, clima familiar e atendimento personalizado são destaque na rede hoteleira de Nova Petrópolis. Mais de 1.800 leitos estão à disposição de turistas e visitantes em mais de 30 estabelecimentos. Hoteis, pousadas, ecoresort e hostel oferecem as mais diversas opções em hospedagem. 


Preservar e manter os costumes dos colonizadores alemães que desbravaram a Encosta da Serra e tornaram a Província de Nova Petrópolis um cartão-postal é uma grande missão, mas a preservação da cultura germânica tornará possível manter viva a Alemanha brasileira no pequeno município de Nova Petrópolis.


Tipicamente germânica e lindamente florida
Estradas sinuosas decoradas por Plátanos que emprestam suas folhas como tapetes ao asfalto levam a Nova Petrópolis. Cidade típica de interior está localizada a 100 quilômetros da capital do Estado e concentra uma população de aproximadamente 20 mil habitantes em uma área de quase 300km². 


Nova Petrópolis possui particularidades que a tornam ainda mais encantadora e peculiar. Passear nas ruas e ouvir seus moradores se comunicando em Língua Alemã é um fato corriqueiro nesta cidade que foi colonizada por imigrantes germânicos. 


Bandinhas Típicas Alemãs e Grupos de Danças Folclóricas são atrações ímpares e integram comunidade e visitantes em exaltação à cultura germânica, a riqueza dos trajes típicos, a intensidade das músicas e a alegria de sentir como um verdadeiro imigrante alemão. A tradição dos Corais – que somam mais de 60 – leva musicalidade para todos os recantos da cidade. 


A preservação da língua alemã, as danças e músicas folclóricas, os trajes típicos, a gastronomia germânica e a arquitetura enxaimel perpetuam a identidade trazida pelos desbravadores desta terra. 


Além das heranças artístico-culturais mantidas pelos descendentes de imigrantes alemães e cada vez mais difundidas entre a população, o cultivo de flores é outro legado que torna Nova Petrópolis um dos mais belos cartões-postais da Serra Gaúcha. 


A cidade que ostenta o título de Jardim da Serra Gaúcha possui um dos mais belos e encantadores pontos turísticos da Região das Hortênsias. A Praça das Flores, como é carinhosamente conhecida a Praça da República de Nova Petrópolis, detém fascinante beleza nas cores, formas e perfumes das flores que ornamentam os canteiros dispostos em aproximadamente um hectare localizado no Centro da cidade. 


Os visitantes de Nova Petrópolis são presenteados com canteiros cuidadosamente mantidos durante o ano todo. No rigor no inverno, ou sob o sol do verão mais intenso, a Praça das Flores e milhares de flores distribuídas pelos canteiros da cidade recebem seus turistas com as mais belas flores todos os dias.


Gastronomia farta
Nova Petrópolis encanta por seus jardins, sua cultura ricamente preservada, pela hospitalidade de seu povo e pela sua gastronomia farta. Tipicamente germânica, a culinária da cidade reserva delícias ao paladar dos visitantes, com iguarias alemãs como o Bratwurst (salsichão branco), Nürnberger (linguiça típica), Schüblig (salsichão), Sauerkraut (chucrute), Eisbein (joelho de porco), Kassler (carré defumado) e a Apfelstrudel (torta de maçã). Os cafés coloniais e os restaurantes típicos alemães brilham em um cenário que oferece espaço também para a gastronomia italiana, pizzas artesanais e encantadores cafés e confeitarias em mais de 3.500 lugares em 40 estabelecimentos gastronômicos.

 

Texto: Kassandra Bertóglio Dorneles