08/05/2024

Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação

Com previsão de chuvas, Defesa Civil orienta moradores de zonas de risco a buscarem abrigos seguros

Prefeitura de Nova Petrópolis oferece abrigos públicos no Centro, na Vila Germânia e em outros pontos seguros da cidade

A previsão de mais instabilidades climáticas para o Rio Grande do Sul nesta semana, principalmente na região de Nova Petrópolis, faz com que a Defesa Civil Municipal oriente a população a buscar abrigos seguros caso as chuvas e ventos fortes se confirmem. A orientação é válida, principalmente, para moradores de áreas de risco já notificadas pelos órgãos públicos, mas também para quem reside em locais que possam representar risco, com movimentações de solo e rachaduras estruturais.

O comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários e coordenador da Defesa Civil, Lucas Attmann, pede que a população siga as orientações para evitar se colocar em risco. Os solos da região já estão muito saturados devidos aos grandes volumes de chuva e podem não aguentar se a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) se confirmar. O órgão divulgou comunicado para 11 regiões do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 8 de maio, e alerta para ventos que podem chegar a 100 km/h, com risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos em edificações e plantações.

A Administração Municipal reforça que estão disponíveis, pelo menos, dois abrigos públicos em áreas seguras da cidade – no pavilhão da Igreja Evangélica do centro e no Ginásio Rubem Seibt da Vila Germânia –, além de espaços de acolhimento na Linha Brasil (Hospedaria Bom Pastor), no Pinhal Alto (na Sociedade), e em um abrigo no bairro Pousada da Neve.

O comandante Lucas Attmann reforça ainda que diante do que aconteceu na primeira leva de desastres no Estado, desde a semana passada, que é melhor estar fora de casa neste momento, mas protegido em local seguro, do que permanecer nas residências em perigo. “Infelizmente é possível que essas pessoas não tenham tempo de sair dos locais de risco, por isso pedimos que todos se coloquem em segurança desde já. Se precisarem de auxílio dos Bombeiros Voluntários, estaremos a postos, com equipe e recursos prontos para atender”, disse. Ele lembra ainda que as pessoas podem se auto salvar, se antecipando aos riscos.

Em caso de risco, entre em contato pelos números abaixo:

Defesa Civil: (54) 3281-3313 / WhatsApp (54) 98439-3010

Brigada Militar: (54) 99666-0190 / WhatsApp (54) 3281-1276