09/05/2024

Secretaria de Saúde e Assistência Social

No mês de prevenção ao câncer bucal, orientação é consultar com o dentista

Mês de maio é dedicado a ações de conscientização para prevenir doenças na boca e mucosas

Maio é o mês de conscientização para prevenção contra o câncer bucal, por isso em todo o país os municípios desenvolvem a campanha Maio Vermelho para estimular ações sobre o tema. Em Nova Petrópolis, a Secretaria de Saúde e Assistência Social também orienta que a população mantenha os cuidados com sua saúde bucal, com periódico acompanhamento odontológico, a fim de identificar lesões na boca e mucosas que possam se tornar câncer, mas também garantir o diagnóstico precoce da doença.

A dentista e coordenadora do setor de Saúde Bucal da Prefeitura de Nova Petrópolis, Daniela Aumond, explica que o câncer bucal se apresenta como uma ferida na mucosa da boca ou nos lábios, sem a presença de dor e que não cicatriza em até duas semanas. Por isso, o acompanhamento de um profissional de saúde (dentista ou médico) é muito importante para identificar lesões suspeitas e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Todas as unidades básicas de saúde de Nova Petrópolis dispõem de dentista para atender a população. A prevenção deve acontecer durante todo o ano, mas no mês de maio esse trabalho é reforçado para conscientizar as pessoas para o cuidado com sua saúde bucal.

Confira aqui (https://acesse.one/hGTM9) o telefone de contato do seu posto de referência em Nova Petrópolis e agende uma consulta com o dentista.

Casos de câncer bucal

Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), os fatores de risco para o desenvolvimento de tumores de boca são o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, além de exposição ao sol sem a devida proteção. O HPV, vírus associado com o câncer de útero, também é considerado fator de risco para câncer bucal. Outros fatores como baixo consumo de frutas e legumes também podem oferecer risco.

Registros da Secretaria de Saúde de Nova Petrópolis mostram que o câncer bucal é mais comum em homens acima dos 40 anos. No Brasil, 15 mil novos casos desse tipo são diagnosticados todo ano, e no Rio Grande do Sul esse número é de aproximadamente 500 casos.

“Mantemos o acompanhamento de todos os pacientes encaminhados da rede municipal de Nova Petrópolis para realizarem o tratamento de tumores bucais”, afirma a dentista Daniela Aumond. De 2010 a 2019, o município registrou 15 casos de internação pela doença, muitos evoluindo para óbito.

Diagnóstico precoce

Por ser um dos tipos de câncer mais comuns em todo o mundo, o diagnóstico precoce das lesões identificadas na boca e mucosas por um profissional de saúde (dentista ou médico) se faz tão importante, pois só ele poderá solicitar exames e dar o melhor encaminhamento ao paciente conforme o caso.

“Isso também pode ocasionar graves sequelas, como a remoção de partes da boca, língua e lábios, comprometendo a qualidade de vida do paciente”, destaca a dentista Daniela Aumond.

Crédito das fotos: Adriana Rabassa / Reprodução - Comunicação PMNP