05/09/2017

Nova Petrópolis sedia reunião da Coordenadoria Estadual da Consulta Popular

Coredes e Comudes participaram do encontro realizado dia 31 de agosto no Plenarinho...

A Coordenadoria Estadual da Consulta Popular promoveu reunião conjunta com Corede (Conselho Regional de Desenvolvimento) da Região das Hortênsias e Comudes (Conselhos Municipais de Desenvolvimento), em Nova Petrópolis. O encontro ocorreu dia 31 de agosto, no Plenarinho da ACINP, e teve como meta principal a análise do resultado e a distribuição dos recursos conquistados pelos sete Municípios que integram o Corede Hortênsias.
O vice-prefeito de Nova Petrópolis, Charles Paetzinger, deu as boas-vindas a todos os presentes. O vereador Jerônimo Stahl Pinto e o presidente do Comude de Nova Petrópolis, Lari Orgélio Nienow também saudaram os participantes. Em seguida, o presidente do Corede Hortênsias, Prof. Dr. Leonardo Beroldt, passou a conduzir os trabalhos. Ao final da tarde, foram divulgados os resultados conquistados pelos Municípios.
Estiveram na reunião, presidentes e representações dos Comudes de Nova Petrópolis, Picada Café, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Jaquirana e Cambará do Sul, bem como integrantes da diretoria da Coordenadoria Estadual da Consulta Popular do RS, Corede Hortênsias, da 1ª Coordenadoria de Saúde de Porto Alegre e 5ª Coordenadoria de Saúde de Caxias do Sul; além de secretários Municipais, representantes de entidades e outros órgãos ligadas à saúde, segurança e agricultura dos Municípios da região.
Nova Petrópolis, com 1.924 votos realizados na Consulta Popular, conquistou recursos na ordem de R$ 205.000,00, sendo R$ 162.000,00 para a área da saúde e R$ 43.000,00 para o desenvolvimento da agricultura. Os projetos para a liberação destas verbas devem ser encaminhados para as Secretarias de Estado de Saúde e da Agricultura até a metade do mês de janeiro de 2018 e as verbas devem ser liberadas ainda no primeiro semestre do ano quem vem, segundo informação do coordenador Estadual da Consulta Popular, Theonas Balmarte.

FOTOS: Adriana Monteiro Arrial | Comunicação PMNP