27/05/2021

Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação

Você sabe quais são as vias com maior número de acidentes de trânsito em Nova Petrópolis?

ERS-235, BR-116 e Av. 15 de Novembro são as vias com mais ocorrências, seguidas pela Rua dos Imigrantes

As três vias mais movimentadas de Nova Petrópolis são também aquelas que concentram o maior número de acidentes de trânsito. Juntas, a ERS-235, BR-116 e Av. 15 de Novembro respondem por 58% das ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros Voluntários nos anos de 2020 e 2021. Na sequência, aparecem a Rua dos Imigrantes e a Vicente Prieto.

O levantamento dos números de acidentes de trânsito nas principais vias do Município faz parte da programação do Maio Amarelo – Atenção pela vida. A Lei Municipal 4.732/2018, que institui a programação do Maio Amarelo no Município, visa principalmente alertar a população sobre o número de mortes e feridos no trânsito.

Para o levantamento dos números, foram considerados os registros de ocorrências relacionadas ao trânsito do Corpo de Bombeiros Voluntários nos anos de 2020 e 2021 (até o dia 24 de maio). A corporação é a principal responsável pelo atendimento das vítimas de acidentes de trânsito em Nova Petrópolis.

De um total de 152 ocorrências registradas desde o ano passado, 40 aconteceram na rodovia ERS-235. Outras 30 aconteceram na BR-116. A Av. 15 de Novembro está em terceiro lugar, com 18 atendimentos no período. Somadas, as 88 ocorrências nestas três vias correspondem a 58% do total.

“A ERS-235 e a BR-116 são as vias estruturantes, o que faz delas as mais movimentadas de Nova Petrópolis. Logo, é natural que ocorram mais acidentes nelas. O problema é que são também os lugares onde geralmente os motoristas desenvolvem as velocidades mais altas, o que acaba potencializando os resultados dos acidentes”, comenta o coordenador especial de Trânsito e Sistema da Prefeitura, Milton César Szimanski.

Na quarta e na quinta posição aparecem duas ruas que fazem a ligação com importantes regiões do interior: a Rua dos Imigrantes, com 8 acidentes no período, e a Vicente Prieto, com 5. A Av. Padre Affonso Theobald, vem na sequência, com 3 registros. Com 2 registros cada, a Av. Germânia e a Rua Nove Colônias fecham a lista de vias com mais acidentes no Município.

VIAS COM MAIS REGISTROS DE ACIDENTES EM NOVA PETRÓPOLIS - 2020/2021*

ERS-235 – 40