25/05/2021

Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação

Prefeitura de Nova Petrópolis promove atividades de educação e conscientização para o trânsito

Em 2021 o Município já registra pelo menos 47 acidentes, com uma vítima fatal

Nova Petrópolis participa das atividades do “Maio Amarelo – Atenção pela vida”, movimento que visa a conscientização sobre segurança no trânsito. Neste ano, o tema nacional da campanha é “respeito e responsabilidade, pratique no trânsito”.

O coordenador especial de Trânsito e Sistema Viário da Prefeitura, Milton César Szimanski, define o tema da campanha como uma excelente síntese do que o trânsito mais necessita neste momento. “A nossa legislação de trânsito foi idealizada de uma maneira em que os maiores devem cuidam dos menores. Então, os caminhões e ônibus cuidam dos automóveis, motociclistas, ciclistas e pedestres, que são os personagens hipossuficientes entre os participantes do trânsito. Para tanto, as palavras são justamente estas: respeito e responsabilidade”, afirma o coordenador.

Por conta dos protocolos relacionados à pandemia de Covid-19, as atividades presenciais do “Maio Amarelo – Atenção pela vida” serão realizadas nas escolas da Rede Municipal, como parte do conteúdo curricular. Entre os dias 24 e 28 de maio também acontecem participações em programas de rádios e conteúdos relacionados ao tema do trânsito nos canais oficiais da Prefeitura.

Desde 2018, o “Maio Amarelo – Atenção pela vida” está instituído em Nova Petrópolis por força de Lei Municipal (Lei 4.732/2018). A legislação visa principalmente alertar a população sobre o número de mortes e feridos no trânsito.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran RS), desde 2007, foram registradas 57 mortes em decorrência de acidentes de trânsito nas ruas e estradas de Nova Petrópolis. Em todo o período contabilizado nas estatísticas do órgão estadual, apenas o ano de 2020 não teve acidentes fatais no Município. Em 2021, até o mês de março, Nova Petrópolis registra uma vítima fatal no trânsito, em um acidente ocorrido na BR-116.

O quadro estatístico do Detran RS pode ser acessado clicando aqui: https://www.detran.rs.gov.br/acidentalidade.

No ano de 2020, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis atendeu 105 acidentes de trânsito. No ano de 2021, até o dia 24 de maio, a corporação já atendeu 47 ocorrências relacionadas ao trânsito.

“Desde o ano passado nós nos obrigamos  a dar muita atenção aos números da pandemia, e não poderia ser diferente. Mas o trânsito também requer atenção, pois também gera vítimas fatais. O número de mortes em nosso Município vem reduzindo, mas, como podemos ver, os acidentes de trânsito continuam acontecendo. O respeito e a responsabilidade podem fazer a diferença entre a vida e a morte”, acrescenta Szimanski.

Os tipos de acidente de trânsito mais comuns em Nova Petrópolis e as vias que mais registram ocorrências serão temas de publicações nos meios oficiais da Prefeitura na quarta e na quinta e quinta-feira, dias 26 e 27 de maio, marcando a sequência das atividades do “Maio Amarelo – Atenção pela Vida”.

VÍTIMAS FATAIS NO TRÂNSITO EM NOVA PETRÓPOLIS, POR ANO

2007 – 6