Secretaria de Educação e Desporto
Ações incluem placas informando datas de coleta e legislação em lixeiras públicas...
O Governo Lelo e Gregor, intensificando as ações de conscientização sobre o lixo, anuncia que vai produzir placas numeradas contendo informações sobre tipos de lixo, contatos da Prefeitura de Nova Petrópolis e datas de coleta, bem como a legislação referente. As placas, elaboradas com o objetivo de informar a comunidade, serão fixadas nas 20 lixeiras públicas existentes em Nova Petrópolis, evidenciando a importância da destinação correta do lixo. Além disso, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente lançou um informativo contendo datas de recolhimento do lixo, informações sobre campanhas ambientais promovidas pela Administração Municipal, bem como, procedimentos para a realização de compostagem do lixo orgânico.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com o intuito de fixar as novas placas em fevereiro deste ano, já realizou o levantamento das lixeiras do Município, separando cada uma por localização e tipo de lixo a ser depositado, seco, molhado, ou ainda seco/molhado. A produção das placas, assim como a realização das coletas de lixo eletrônico, de embalagens de agrotóxicos, de óleo de cozinha e de podas e móveis velhos, é mais uma ação desenvolvida pela Prefeitura de Nova Petrópolis objetivando diminuir o impacto ambiental causado pelos diversos tipos de lixo existentes.
Atualmente, a Administração Municipal investe R$ 1,8 milhão na coleta do lixo, o que representa 55% do orçamento total da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Esse é o valor do contrato entre a Prefeitura e a empresa Biasotto e Cia, responsável pelo recolhimento do lixo, triagem, transbordo e destinação do lixo do Município. Como explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, André Dall’Agnol, a empresa “recolhe o lixo domiciliar, orgânico e inorgânico e separa o que pode ser reciclado do que não pode. Todo lixo reciclável é encaminhado para empresas especializadas e o não reciclável é transportado pela Biasotto até um aterro sanitário em Minas do Leão, onde é corretamente depositado sem agredir o meio ambiente”.
Para o prefeito Regis Luiz Hahn, se cada morador agir com consciência na hora de destinar seu lixo, o trabalho de recolhimento e destinação do lixo será muito mais efetivo. “Intensificamos a questão da fiscalização sanitária e já notificamos alguns moradores orientando-os para que instalem lixeiras em frente as suas residências, evitando assim o acúmulo de lixo em lixeiras próximas. Se cada um fizer sua parte, separando lixo seco e molhado, respeitando datas de coleta e não misturando outros tipos de lixo com o domiciliar, teremos uma cidade ainda mais limpa e bonita”, destacou o prefeito.
Complementando a fala do prefeito Lelo, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis ressalta ainda que materiais como pneus velhos, pilhas, baterias, lixo eletrônico e remédios vencidos ou não utilizados não devem ser misturados com o lixo domiciliar e nem depositados nas lixeiras. Esses itens devem ser devolvidos aos estabelecimentos nos quais foram adquiridos, como lojas de eletroeletrônicos, no caso de pilhas, baterias e lâmpadas; oficinas mecânicas, para óleos lubrificantes; borracharias, para pneus usados; e Postos de Saúde, que realizam a coleta de medicamentos vencidos ou não utilizados.