23/03/2013

Nova Petrópolis será cidade da Páscoa até final de março

Abertura da “Magia da Páscoa” teve público de aproximadamente 200 pessoas...

Na tarde de sexta, 22 de março, teve início a “Magia da Páscoa” de Nova Petrópolis. A Praça das Flores, decorada com ninhos, coelhos e ovos coloridos gigantes, estava cheia de crianças, estudantes de escolas municipais, ansiosas pela abertura da “Magia da Páscoa”, realizada pela Secretaria Municipal do Turismo e Associação de Bandas e Conjuntos, com apoio de Banco do Brasil, Cooperativa Piá e Casa Cooperativa de Nova petrópolis. O evento, que vai até 31 de março, foi inuagurado com um ato solene e contou com a primeira apresentação da peça, “O Coelho que não acreditava na Páscoa”, criada por Ronald Radde, diretor da Companhia Teatro Novo, de Porto Alegre.
A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Municipal Régis Luiz Hahn, o presidente da Câmara Municipal de vereadores, Jorge Lüdke, o presidente da ACINP, Cláudio Michaelsen. Estiveram presentes ainda o presidente da Rota Romântica, Cláudio José Weber e Ronald Radde, responsável pelo conceito do evento desse ano. Nos discursos, foi ressaltado o verdadeiro sentido da páscoa e importância da mesma.
“Páscoa não é só chocolate. É também um momento de reflexão e religiosidade. Isso nunca pode ser esquecido, especialmente pelas nossas crianças. Nós pensamos muito nisso ao realizarmos essa “Magia da Páscoa”, disse o prefeito Régis Hahn que, minutos depois, fez parte da peça “O Coelho que não acreditava mais na Páscoa”, onde representou um papel de ajudante do Coelho da Páscoa, que busca justamente resgatar o sentido dessa data.

Teatro interativo de Páscoa

A Companhia Teatro Novo, comandada pelo diretor Ronald Radde, veio com uma peça que mistura realidade e fantasia. A ideia consiste em conscientizar as crianças dos valores da Páscoa. “O Coelho que não acreditava na Páscoa” iniciou com os ajudantes do Coelho da Páscoa, que estavam de férias. Ao se darem conta de que a Páscoa havia chegado, precisavam chegar até a casa do Coelho. Para isso, precisavam passar por “portais mágicos”, espalhados pela Praça das Flores, que conduziam até o palco montado na Rua Coberta, onde estava a morada do Coelho.
A interatividade com as crianças era constante, os ajudantes do Coelho da Páscoa, munidos de instrumentos musicais, precisavam de ajuda para atravessar os portais. O público foi convidado a cantar e dançar em diversos momentos, essas eram as ajudas para que eles conseguissem abrir os portais. O prefeito Régis Hahn participou da peça, sendo o responsável por abrir o primeiro portal com uma chave mágica.
Com a ajuda do público, os ajudantes conseguiram chegar até a casa do Coelho da Páscoa, Quando acharam que estava tudo resolvido, os ajudantes tiveram uma desgradável surpresa, o Coelho da Páscoa estava desmotivado. Se queixando que as crianças de hoje não acreditavam mais nele e que não sabiam mais qual era o verdadeiro sentido da data, o Coelho decretou que não haveria Páscoa,
Outra vez, o público foi convocado para ajudar. Os ajudantes pediram para que as crianças convencessem o Coelho a trazer a Páscoa de volta. Por meio de músicas e de um pedido especial, feito em conjunto com a plateia, que bradou “Eu acredito na Páscoa” , o Coelho decidiu sair de sua casa e realizar a Páscoa. A peça encerrou com o Coelho da Páscoa e seus ajudantes distribuindo ovos de chocolate para as crianças.
Para Pedro Schmitzhaus, de cinco anos, estudante da Escola Municipal Luiz Loeser, se sentiu importante por ter ajudado a salvar a Páscoa, “Foi legal, ganhei um ovo de chocolate. Quero ver de novo o Coelho”, disse. Já o aposentado de Vitória, Espírito Santo, José Alberto Mangia, de 75 anos, destacou a importância da cultura em datas comemorativas, “Esse teatro foi muito bom porque educou as crianças. Essa cidade está de parabéns por esse evento, que se preocupa com as origens da Páscoa”, destacou.
Quem ainda não conseguiu assistir a peça da trupe liderada por Ronald Radde terá a oportunidade de assistí-la amanhã (24) e ainda no dia 30 de março, às 15h, na Rua Coberta. O teatro também será apresentado no Parque do Imigrante na próxima terça (26), quarta (27) e quinta (28), também às 15h. Em caso de chuva, as apresentações marcadas para o Parque do Imigrante serão transferidas para a Rua Coberta. Todas apresentações são abertas ao público.

A “Magia da Páscoa” continua

A programação da “Magia da Páscoa”, que segue até o dia 31 de março, conta ainda com a Feira de Chocolates, aberta à partir das 9h todos os dias na Rua Coberta, exceto na sexta-feira santa. Já no Parque Aldeia do Imigrante haverá o Resgate da Páscoa nos dias 26, 27 e 28, sempre às 14h. Na atividade, destinada para crianças de até 10 anos, ao custo de R$ 3,00 por inscrição, as crianças vão enfeitar bolachas e ovos de páscoa.
A “Magia da Páscoa” conta ainda com a Caminhada da Colheita da Macela, na sexta-feira santa, 29 de março, com saída às 5h30 do Parque do Imigrante. Outra atração é do Rastro do Coelho, onde crianças de até 10 anos participarão de uma caça ao ninho de chocolate, com início às 10h, na recepção do Parque do Imigrante. Mais informações com a Secretaria do Turismo, no telefone (54) 3281 1222, ou no site da Prefeitura Municipal www.novapetropolis.com.br