05/08/2014

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Merendeiras têm dois dias de formação

Oficinas ocorreram dias 22 e 23 de julho...

O curso de formação de merendeiras foi realizado dias 22 e 23 de julho, nas dependências do Centro Regional de Formação Profissional de Agricultores de Nova Petrópolis (CETANP) e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Hoffmann. A nutricionista Nádia Blauth coordenou a formação das merendeiras.
No dia 22 de julho ocorreram as oficinas ministradas pela extensionista da Emater, Alice Araldi, nas depedências do CETANP. As temáticas foram elaboração de caldos caseiros (caldo de galinha, caldo de gado e caldo de colágeno), pela manhã. À tarde, o trabalho não foi alimentação nem culinária, mas sim um momento voltado para elas, para cuidados pessoais, com a oficina de sabonetes com ervas medicinais. Neste dia houve participação de 17 merendeiras, tanto da educação infantil, como das escolas de ensino fundamental, médio e EJA. As oficinas ocorreram das 08h30min às 17h, comintervalo para almoço, que ocorreu na Escola Bom Pastor.
"O dia de oficinas com a Alice foi extremamente proveitoso, elas tiveram um momento de interação diferente, sendo que um dos momentos foi pensado para melhorar a qualidade dos alimentos oferecidos, tanto na casa delas, como nas escolas, e é algo que será trabalhado na merenda escolar a partir desta formação, que mostrou os malefícios de um caldo industrializado e como pode ocorrer a substituição destes por temperos naturais ou caldos caseiros. O outro momento, que trouxe como tema a elaboração de sabonetes com ervas medicinais teve o objetivo de valorizá-las, não só como merendeiras, mas como mulheres, que são vaidosas e que precisam dos cuidados pessoais para estimular sua auto-estima e estarem de bem com elas mesmas”, declarou a nutricionista Nádia Blauth, responsável pela alimentação nas escolas.
No dia 23 de julho foi realizada uma palestra ministrada pelo Coordenador da VISA (Vigilância Sanitária), Rafael Altreiter, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Hoffmann, das 14h às 17h. Boas Práticas de Manipulação e Higiene e Segurança Alimentar foram as temáticas abordadas. "A palestra teve como objetivo reciclar alguns temas que já eram de conhecimento das merendeiras, mas, principalmente, esclarecer dúvidas em relação ao armazenamento e manejo adequado dos alimentos, bem como, demonstrar a importância do profissional da cozinha no que tange à Saúde Pública, pois, um alimento de qualidade, armazenado e manipulado corretamente, garante segurança alimentar ao comensal, evitando as DTA‘s (doenças transmitidas por alimentos), e se tratando das escolas, garante a saúde dos escolares”, concluiu a nutricionista.