06/03/2015

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Violoncelista da República Tcheca faz concerto em Nova Petrópolis

Jan Žalud se apresenta dia 15, às 18h, na Igreja Evangélica do Centro...

Nova Petrópolis recebe o Embaixador da República Tcheca, Jiri Havlik; o Cônsul Geral, Pavel Prochazka e o violoncelista, Jan Žalud no próximo domingo, dia 15 de março. Um concerto com o violoncelista principal da Orquestra Sinfônica do Estado de Puebla, Jan Žalud, será realizado na Igreja Evangélica Trindade, às 18h. A entrada é franca.

O violoncelista Jan Žalud nasceu em 1982, na República Tcheca. Aos 4 anos começou a tocar violoncelo. Teve aulas com os melhores mestres tchecos e europeus: na Academia de Belas Artes e Música em Praga, Miroslav Petras; no Conservatório de Música em Pardubice com Josef Krečmer; Centro Internacional de Excelência de Cordas Calahorra em Espanha, com Kazimierz Michalik, Michal Dmochowski, Ariel Tushinsky e Herwig Coryn; no Conservatório de Música de Madrid com Igoba Fanlo; no Instituto Internacional de Música de Câmara Reina Sofia, em Madrid e Ralf Gothoni Nebolsin Eldar.

O músico recebeu máster classes com professores de renome, como Thomas Strahl e Daniel Veis (Semmering, Áustria), Raphael Wallfisch (Plzen, República Tcheca), Stefan Schilli e Bruno Canino (Madrid, Espanha), Luis Claret (Gijon, Espanha) e Young Song (Calahorra, Espanha). Apresentou-se como solista na República Tcheca, China, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Cuba, México, entre outros. Ele leciona especialização em música em várias cidades europeias e americanas. Fez gravações para a Rádio Český Rozhlas como solista com a Orquestra de Câmara Virtuosos de Praga, com a Orquestra Filarmônica de Câmara de Praga e com a Orquestra da Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo. Em 2011 gravou o concerto completo de violoncelo e piano de Xavier Montsalvatge, para estúdios da Rádio Praga. Em 2013 gravou Sunsets Sonata para violoncelo e piano de Anton Garcia Abril, no estúdio da Rádio Praga. Tem realizado recitais solo e de música de câmara para várias cidades espanholas e latino-americanas tendo atualmente projetos em ciclos e festivais de música. Atualmente se apresenta na Orquestra Sinfônica do Estado de Puebla, como o violoncelista principal nomeado pelo Maestro da Orquestra, Fernando Lozano.

O Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo é co-irmã de Jablonec Nad Nisou, cidade da República Tcheca, motivo da proximidade e intercâmbio cultural entre os Municípios.  A vinda da comitiva tcheca a Nova Petrópolis contou com a intervenção da Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia e apoio da prefeitura de Nova Petrópolis.

Programa do concerto em Nova Petrópolis:

Johann Sebastian Bach

Suite para violonchelo solo No. 1, Sol Mayor