conteúdo do menu
conteúdo principal
10/03/2015

Vigilância Ambiental em Saúde promove ação contra a dengue

Trabalho de delimitação de foco será realizado no bairro Bavária...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, por meio da atuação da Vigilância Ambiental em Saúde, continua atenta e atuante na prevenção contra a dengue. A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde possui um Laboratório de Entomologia completo para identificação do mosquito adulto, larvas, pupa e ovo e conta com o laboratorista Rafael Altreiter, que realiza este trabalho. A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde realiza visitas quinzenais em pontos considerados propícios para a proliferação do mosquito, como cemitérios, borracharias e floriculturas, além dos monitoramentos semanais para coleta de amostras. Atualmente, Nova Petrópolis possui 27 armadilhas e sete pontos estratégicos que são visitados regularmente a fim de manter a vigilância contra a dengue.

Nos próximos dias, a Vigilância Ambiental em Saúde realizará mais uma ação de prevenção contra a dengue. Trata-se de um trabalho de delimitação de foco de Aedes aegypti no bairro Bavária. Tal ação faz-se necessária devido a identificação positiva para duas larvas do mosquito encontrada em uma das 27 armadilhas instaladas pela área urbana da cidade. As larvas foram identificadas no Laboratório de Entomologia do Município e foram coletadas pela agente em saúde em um trabalho de rotina. A delimitação de foco consiste em inspecionar todos os imóveis em um raio de 300 metros a partir do ponto de coleta a procura de mais focos e eliminação de criadouros.

O coordenador do Programa de Prevenção à Dengue de Nova Petrópolis, Rafael Altreiter, informa que a melhor forma de prevenir a dengue é eliminando os criadouros do mosquito, que são quaisquer recipientes com água parada. Altreiter salienta ainda que a prevenção da dengue é um dever de todos e que a participação da população é fundamental no sucesso desta ação. A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do Aedes aegypti infectado; em Nova Petrópolis não há casos de pessoas doentes.

São ações eficazes no combate ao mosquito: manter caixas d´água, toneis e latões fechados; manter calhas, canos e ralos desentupidos; colocar areia nos pratinhos de vasos de plantas; limpar semanalmente com escovação os bebedouros e potes dos animais de estimação; manter garrafas vazias de gargalo para baixo; os pneus devem ser furados ou mantidos cobertos; colocar em lixeira com tampa objetos que possam acumular água, como embalagens usadas, tampas, potes, copos e latas vazias. Mais informações pelo fone: (54) 3298-2665, (54) 9623-3566 ou e-mail ambiental@novapetropolis.rs.gov.br.

 


Fonte:

Outras Notícias