21/05/2019

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Vacinação contra a Influenza prossegue até 31 de maio

Nova Petrópolis vacinou 77% dos integrantes dos grupos prioritários

Nova Petrópolis prossegue com a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza para integrantes do grupo prioritário até 31 de maio. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30min, na UBS Centro e, nas UBSs dos bairros, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. Previna-se!

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, foram vacinados até o momento 77% dos integrantes dos grupos prioritários do Município. Crianças de seis meses até seis anos incompletos e gestantes são os grupos que ainda não atingiram 80% de vacinação. “É importante que as pessoas se previnam. Procure sua Unidade Básica de Saúde e faça a vacina. Lembrando que a apresentação da caderneta de vacinação é obrigatória para crianças de seis meses até seis anos incompletos”, destaca a secretária adjunta de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, Veroni Meyer Fagundes.

Integram os grupos prioritários para receber a dose da vacina contra gripe: crianças de seis meses até seis anos incompletos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas, professores de escolas públicas e privadas.

Também integram os grupos prioritários as pessoas portadoras de doenças crônicas: doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, obesidade; diabetes; transplantados; imunodeficiência congênita ou adquirida; imunossupressão por doenças ou medicamentos e portadores de trissomias (Síndrome de  Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany, dentre outras trissomias). Para estes grupos é necessário apresentação de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

A adoção de hábitos simples é fundamental para diminuir a circulação do vírus da gripe. Lavar sempre as mãos, principalmente, após tossir e espirrar, utilizando água e sabão ou, ainda, álcool 70% - para utilizar o álcool, é importante não estar com as mãos visivelmente sujas; utilizar lenços descartáveis; deixar o ambiente sempre ventilado; cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir; não tocar na região dos olhos, nariz e boca se a mão não estiver limpa; não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres; evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão; evitar aglomerações em épocas em que o número de casos da doença for alto. Estes são exemplos de ações que previnem a transmissão do vírus.

Como qualquer tipo de gripe, a transmissão ocorre, normalmente, por meio de gotículas de saliva contaminadas que ficam em suspensão no ar. Essas gotículas podem entrar em contato com outra pessoa, causando sua contaminação, ou ainda cair em superfícies que podem contaminar outros indivíduos. A prevenção está diretamente ligada à higiene, fique atento.

Mais informações com a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social pelo fone (54) 3298-2650. Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.