05/03/2015

Unidade de Produção de Fitoterápicos será construída no CETANP

Contrato foi assinado nesta terça-feira, dia 03, no Gabinete Oficial...

O programa Fitoterapia na Atenção Básica de Nova Petrópolis cresce no Município e é destaque a nível mundial. Em abril, um trabalho com foco na experiência que Nova Petrópolis possui no uso de plantas medicinais na rede de atenção básica à saúde será apresentado no 13º Congresso Mundial de Saúde Rural, que será realizado na cidade de Dubrovnik, na Croácia. E, nesta semana foi assinado o contrato para a construção da unidade de produção de fitoterápicos.

O prefeito Regis Luiz Hahn e o representante da Construtora Winter e Steffens Ltda, André Leandro Winter, assinaram o contrato para a construção da unidade de produção de fitoterápicos, na última terça-feira, dia 03 de março, no Gabinete Oficial. A secretária de Saúde e Assistência Social, Críslei Gerevini e o secretário da Fazenda, Claus Nelson Altevogt participaram do ato de assinatura do contrato.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Planejamento, o projeto de 104,40m² contempla duas salas de produção, depósito e secadora de plantas. A construção terá custo total de R$ 94.643,97. A unidade de produção de fitoterápicos deverá estar concluída no prazo de seis meses.

Segundo a farmacêutica Caroline Drechsler, a obra visa ampliar a produção de plantas medicinais, garantir a melhoria na qualidade e a segurança no beneficiamento de chás. “Com a construção da unidade de produção de fitoterápicos teremos condições de ampliar o projeto”, disse.

O programa Fitoterapia na Atenção Básica de Nova Petrópolis baseia-se na valorização do costume local de utilizar as plantas medicinais e também na Política Nacional e Estadual de Plantas Medicinais e Fitoterápicos como estratégia da inserção da Fitoterapia no SUS. “O projeto dos fitoterápicos é referência no Estado e envolve diversos setores no seu desenvolvimento. Estamos otimistas e acreditamos no crescimento deste projeto”, avaliou a secretária Críslei Gerevini.