conteúdo do menu
conteúdo principal
14/11/2016

“Uma doença invisível” é tema da prevenção alusiva ao Dia Mundial do Diabetes

Ações de prevenção à doença foram realizadas no dia 12 de novembro...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O Dia Munidial do Diabetes é celebrado em 13 de novembro. A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, por meio da equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, promoveu atividades alusivas à doença no dia 14 de novembro. Aferição de pressão arterial e glicemia capilar e atividades físicas foram as ações realizadas na tarde. A secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini participou das atividades.

As atividades envolveram mais de 20 profissionais da área da saúde e foram realizados mais de 60 aferições de pressão e glicemia. A equipe de saúde alerta que a pressão arterial ideal para um corpo saudável é 12,8 e o nível de glicose até 99, em jejum. Os casos de anormalidades identificados na ação foram encaminhados para a UBS do Centro. Ainda foi sorteado um glicosímetro, doado pela Dra. Rita Pizarro, entre os diabéticos que apresentaram receita.

A ação referente ao Dia Mundial do Diabetes integrou a programação do Novembro Azul 2016 em Nova Petrópolis. No dia 19 de novembro, sábado, será realizada uma palestra sobre prevenção e orientação do câncer de próstata com o médico urologista Fábio André Schilling Roehe. O encontro será realizado das 09h às 10h, na UBS Centro. A atividade é gratuita e aberta a toda a comunidade.

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vila Germânia promove palestra sobre Câncer Bucal, com a dentista Flávia Brambila, na quarta-feira, dia 16 de novembro, às 08h, na Unidade Básica de Saúde da Vila Germânia. A atividade também faz referência ao movimento Novembro Azul.

Manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico contribuem para a melhoria da saúde em geral e podem ajudar na prevenção deste câncer. Expecialistas indicam que sejam realizados exames a partir dos 45 anos de idade, mas quem tem histórico familiar da doença deve fazer o primeiro exame após os 40 anos de idade.


Fonte:

Outras Notícias