13/05/2022

Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação

Trânsito é tema de atividades educativas na programação do Maio Amarelo

Escolas situadas em rodovias estão entre os focos da campanha

“Juntos salvamos vidas” é o tema da edição 2022 do Maio Amarelo, mês temático que visa a prevenção de acidentes no trânsito. Ao longo do mês, a Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, realiza ações de conscientização para motoristas. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, também são realizadas atividades em escolas, principalmente naquelas situadas em rodovias.

Desde 2018, o “Maio Amarelo” está instituído em Nova Petrópolis por força de Lei Municipal (Lei 4.732/2018). As atividades do Município são coordenadas pelo coordenador especial de Trânsito e Sistema Viário, Milton Cesar Szimanski.

A programação do Maio Amarelo teve início com a veiculação de mensagens sobre educação no trânsito nos canais oficiais da Prefeitura de Nova Petrópolis.

Na quarta-feira, 11 de maio, ocorreu a primeira atividade presencial, realizada pelos agentes de trânsito do Município e por policiais rodoviários estaduais de Gramado. Motoristas foram abordados na ERS-235, em frente à Escola Bom Pastor, em Linha Brasil, para orientações. Os alunos também foram reunidos no interior da escola para uma ação educativa.

“Neste ano focamos a programação nas escolas situadas em rodovias, pois são locais em que a segurança no trânsito se torna ainda mais relevante”, explica o coordenador de Trânsito. Alunos da Escola Pedro Beck Filho, em Linha Temerária, participarão de atividades com a Polícia Rodoviária Federal no dia 19 de maio. A instituição de ensino fica junto à VRS-827.

Já no dia 20 de maio, a Polícia Rodoviária Federal realiza palestras para alunos da Escola Otto Hoffmann, no Bairro Pousada da Neve, e da Escola Augusto Guilherme Gaedicke, no Bairro Vale Verde.

ESCOLINHA DE TRÂNSITO

A Escolinha de Trânsito do Comando Rodoviário da Brigada Militar estará na Rua Coberta de Nova Petrópolis nos dias 18 e 19 de maio, com atividades durante a manhã e a tarde para alunos do ensino fundamental da rede municipal.

TRANSPORTE ESCOLAR

O transporte escolar é outro foco da programação 2022 do Maio Amarelo. No dia 25 de maio acontecerá uma palestra para motoristas e monitores do transporte escolar na Escola Bom Pastor. Alunos do 3º ano do ensino médio da instituição também participarão da atividade.

Crédito da foto: Divulgação