conteúdo do menu
conteúdo principal
22/11/2016

Secretaria de Administração

Sucesso marca o 1º Festival de Esculturas Parque Pedras do Silêncio

Evento inédito em Nova Petrópolis foi realizado na localidade de Linha Brasil...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O 1º Festival de Esculturas Parque Pedras do Silêncio, realizado em Nova Petrópolis, no Esculturas Parque Pedras do Silêncio, atrativo turístico localizado na Linha Brasil, interior do Município, encerrou domingo, 20 de novembro. O sucesso marcou a 1ª edição deste evento inédito no Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo.

Segundo o idealizar do atrativo Festival de Esculturas Parque Pedras do Silêncio e promotor do 1º Festival de Esculturas Parque Pedras do Silêncio, Valmor Heckler, “o evento superou as expectativas, pela aceitação, repercussão e visitação de um público que valoriza arte, história e cultura. Certamente a semente de um grande evento está lançada”, avaliou Heckler.

No sábado, dia 19 de novembro, o membro da Associação Gaúcha de Escultores do Rio Grande do Sul, José Francisco Alves, ministrou palestra no Espaço Mais Cultura Professor Renato Urbano Seibt. Técnicas, materiais e parques de esculturas pelo mundo foram temáticas do encontro. José Francisco Alves é Doutor e Mestre em História, Teoria e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Gestão do Patrimônio Cultural pela ULBRA e Bacharel em Escultura pela UFRGS.

Durante a palestra, Valmor Heckler, prestou homenagem em agradecimento aos escultores Lúcio Spier e Gudrun Schuster; bem como ao pintor Jefferson Hoffmann. Os escultores Cristovão Hullen e Adriano Mayer não puderam comparecer à palestra.

O 1º Festival de Esculturas Parque Pedras do Silêncio conou com a participação de renomados escultores. Cristovão Hullen, de Três Passos; Adriano Rosback Mayer, de Esteio; Lúcio Spier, de Porto Alegre; e Gudrun Schuster, de Neuss, na Alemanha. Durante o evento, os quatro escultores esculpiram blocos de arenito, representando a sua percepção sobre a imigração germânica no Brasil.

No dia 20 de novembro, com as obras concluídas, um júri técnico avaliou as esculturas, que foram classificadas conforme critérios pré-definidos. Após, de 20 de novembro de 2016 a 10 de janeiro de 2017, as obras ficarão expostas aos visitantes do Esculturas Parque Pedras do Silêncio, que poderão dar seu voto popular. Após este período de votação, serão computados os votos do júri técnico e do voto popular para posterior pemiação.

Além dos escultores, o 1º Festival de Esculturas Parque Pedras do Silêncio contou com exposição dos quadros do pintor Jéferson Hoffmann, artista que pinta com a boca. Jéferson Hoffmann integra a Associação dos Pintores Com a Boca e Pés (www.apbp.com.br). O evento ofereceu ainda diversas atrações artísticas e culturais, como o cantor e compositor Gerson Müller, o saxofonista Alcido Kögler, participações de grupos folclóricos, entre outros.

O 1º Festival de Esculturas Parque Pedras do Silêncio foi uma realização do Esculturas Parque Pedras do Silêncio, contou com o apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis e o patrocínio de Mukli, Fundo de Turismo de Nova Petrópolis, Viver Nova Petrópolis, Sicredi Pioneira RS, Dakota Calçados, Cervejaria Edelbrau, Piá e Brocker Turismo.

 

FOTOS DA PALESTRA: Kassandra Dorneles

FOTOS DAS ESCULTURAS: Valmor Heckler


Fonte:

Outras Notícias