23/10/2014

Sol e chuva no encerramento do Festival da Primavera

...

O Festival da Primavera – Frühlingsfest encerrou sua programação neste domingo, 19 de outubro.  Foram dez dias de muitas atividades, que honraram a cultura germânica da cidade através de seus costumes, gastronomia, arquitetura e legado cultural em meio ao colorido das atrações. Voltado para o que há de melhor na área de flores e paisagismo, o evento contou com mais de 30 expositores reunidos diariamente na Rua Coberta. Desta forma foi possível conferir o trabalho de paisagistas, e participar de oficinas sem se preocupar com a chuva que mesmo sem ser convidada insistiu em participar do evento. O Secretário de Turismo, Daniel Camargo, destacou a participação da comunidade e a presença do público mesmo com as condições climáticas desfavoráveis para atividades ao ar livre. Por isso, algumas atividades foram transferidas, caso da Caminhada Águas da Primavera. Com trajeto pelo interior de Nova Petrópolis, saindo da Rua Coberta, passando pela Barragem da Corsan e retornando ao Centro da cidade, o evento está previsto para o próximo sábado, 25 de outubro, a partir das 14 horas. Vale lembrar que há opções de 13 e 17 quilômetros, para que os participantes possam aproveitar a beleza das paisagens da melhor forma possível.

O calendário de atrações contou com uma série de mini oficinas gratuitas - como a de cultivo de orquídeas, composição e plantio de vasos e floreiras, por exemplo – e palestra temática –como o “Seminário Flores e Plantas Ornamentais na Região de Nova Petrópolis” no Plenarinho da ACINP (Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis).

Vale destacar que o Festival foi devidamente enfeitado ao longo de seus dez dias com a Mostra de Artes Plásticas. Artistas plásticos da cidade e região expuseram suas obras no salão do antigo Hotel Kehl - defronte à Rua Coberta - com uma variedade de fina produção artística. E também, ressalte-se, a importância do  Encontro Técnico Paisagismo Regenerativo de Arte e Jardim. Organizado pela Escola de Paisagismo Perau do Encanto - o braço de ensino dentro da empresa Toni Backes Paisagismo e Arquitetura – o encontro reuniu paisagistas e entusiastas no assunto para partilhar conhecimentos sobre Paisagismo.

E como gran finale, o 4° Concurso Fotográfico do Festival da Primavera realizou no domingo a solenidade de premiação na Rua Coberta. Promovido pela Associação Nova Petrópolis Taekwondo Clube e pela Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, em parceria com a Universidade Feevale, o júri popular do concurso elegeu Tatiane Flach e Ricardo Bressan, com o 1º e 2º lugar, respectivamente. Ao todo foram 4238 votos. Já o júri técnico, escolheu Eduardo Bassotto como o vencedor, seguido de Jonathan Mendes Ferreira e Anelise Santos Pimentel.

Para o prefeito Regis Hahn: "O evento do Festival da Primavera cresceu em sua organização e em atrativos neste ano. Este evento é a identidade mais pura de Nova Petrópolis, pois retrata flores, jardins e artes este ano. Ver o bom público que apesar da chuva prestigiou este evento e ver a dedicação da comissão para a realização dele deixa um orgulho de um trabalho muito bem realizado por todos.”

Fonte: Insider