03/10/2016

Semana do Idoso propõe atividades diferenciadas para Terceira Idade

Idosas entregaram “Almofadas do Coração” para mulheres com câncer de mama na AAPECAN...

A 4ª Semana Municipal do Idoso de Nova Petrópolis mobiliza a Terceira Idade do Município e sensibiliza a comunidade em prol da causa dos idosos. O evento que celebra a melhor idade iniciou dia 25 de setembro e prossegue até 05 de outubro. A Associação Tempo Presente fez a entrega das “Almofadas no Coração”, na Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) no dia 1º de outubro, data em que se comemora o Dia Mundial do Idoso.

No dia 1º de outubro, as integrantes da Associação Tempo Presente de Nova Petrópolis foram até a AAPECAN de Caxias do Sul para entregar as “Almofadas do Coração” para mulheres com câncer de mama. “As almofadas têm formato de coração e auxiliam as mulheres com câncer quando fazem cirurgia, para dormir e até para usar o cinto de segurança no carro”, destaca a secretária de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini.

A iniciativa da Associação Tempo Presente teve como mentora a integrante, Cleni Fuhro, que com o auxílio das demais integrantes confeccionaram as 50 almofadas que foram entregues na AAPECAN. “O grupo  sempre se dedica à comunidade, pensando no bem-estar no outro, e estas atitudes são louváveis. Agradeço a oportunidade de participar desse momento tão especial e emocionante”, ressaltou Crislei.

Integrando a programação da Semana Municipal do Idoso, no dia 28 de setembro, as integrantes da Associação Tempo Presente apresentaram um teatro na Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Hoffmann. As idosas encenaram a peça "Chá das Dez" para mais de 100 alunos no auditório da escola. Os pequenos abraçaram as senhoras como forma de agradecimento pelo entretenimento proposto pelo grupo. O teatro integrou a programação oficial da 4ª Semana do Idoso de Nova Petrópolis.

No dia 29 de setembro, a melhor idade de Nova Petrópolis se reuniu no Centro de Convivência da Terceira Idade no Parque Aldeia do Imigrante para participar da oficina de confecção de guirlandas. O momento também contou com a presença de profissionais da saúde, que explicaram sobre as plantas medicinais do Programa Municipal de Fitoterapia na Atenção Básica de Nova Petrópolis. Os benefícios do chá e o modo de preparo correto foram demonstrados para os idosos e para os usuários do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) Vida Nova, que também prestigiaram a oficina. O Fandango da Terceira Idade foi realizado no dia 30 de setembro, no CTG Pousada da Serra. Diversos grupos participaram da atividade. Sorteio de brindes e muita música marcou o encontro dos idosos.

“Uma pessoa permanece jovem na medida em que ainda é capaz de aprender, adquirir novos hábitos e tolerar contradições”, a frase da escritora austríaca Marie Von Ebner-Eschenbach é tema da Semana Municipal do Idoso. A 4ª Semana Municipal do Idoso de Nova Petrópolis prossegue até o dia 05 de outubro. O evento é uma promoção da Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso e com a Coordenadoria Municipal do Idoso de Nova Petrópolis.

Programação da Semana Municipal do Idoso:

04 DE OUTUBRO – Terça-feira:

Celebração do Dia do Idoso em Feliz Lembrança

Promoção: Grupo Sempre Alegre

Local: Feliz Lembrança

Atrações: missa, almoço e jogos

05 DE OUTUBRO – Quarta-feira:

Passeio a Nova Prata por meio dos grupos Amizade e do câmbio