20/10/2017

Secretaria Municipal de Saúde promove ações na Semana Mundial da Alimentação

Atividades foram realizadas em instituições de ensino de Nova Petrópolis...

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis realizou atividades alusivas à Semana Mundial da Alimentação 2017, que teve início em 16 de outubro, data em que se comemora o Dia Mundial de Alimentação. As ações ocorreram nas Escolas Bom Pastor, de Linha Brasil, e São José, do Pinhal Alto. Profissionais da Saúde do Município promoveram palestras de conscientização sobre hábitos alimentares e saúde bucal, bem como debates sobre composição de alimentos. Em parceria com a EMATER, também foi realizada uma oficina com foco na preparação de condimentos saudáveis.
As atividades iniciaram no dia 17 de outubro, na Escola Estadual de Ensino Fundamental São José, do Pinhal Alto. Na oportunidade, a nutricionista Géssica Rodrigues, residente que atua no Núcleo de Apoio à Saúde da Família da ESF do Pinhal Alto, e a enfermeira Críslei Gerevini, da UBS Pinhal Alto, desenvolveram atividades com, aproximadamente, 150 estudantes da instituição de ensino. Assuntos referentes a alimentos in natura ou minimamente processados (consumidos em maior quantidade), processados (menor quantidade) e ultraprocessados (consumo mínimo) foram abordados.
Além das atividades com as profissionais da Saúde de Nova Petrópolis, os estudantes tiveram uma oficina com o responsável pelas agroindústrias da Emater local, Rubem Hansen, e com a extensionista da entidade, Carin Cristina Santos, que demonstraram como são preparados condimentos saudáveis, sal temperado e água saborizada. Os alimentos preparados na oficina foram utilizados na alimentação das crianças da Escola São José.
No dia 18 de outubro, estudantes do 6º ao 3º Ano da Escola Bom Pastor assistiram a uma palestra de conscientização de hábitos alimentares e higiene. A palestra, organizada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Estratégia de Saúde Família de Linha Brasil, em parceria com a Instituição de Ensino, envolveu cerca de 400 estudantes, que foram apresentados à composição dos alimentos industrializados e receberam dicas de higiene bucal. Os assuntos foram abordados pela cirurgiã dentista da Secretaria Municipal de Saúde, Franciele Focchesato e também pela nutricionista residente da Estratégia de Saúde da Família de Linha Brasil, Daiane Taís Schwantes.