24/12/2014

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente alerta sobre cuidados na limpeza urbana

Depositar lixo de forma inadequada e/ou fora do horário de coleta pode render multa de R$ 317,00...

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com o objetivo de manter a cidade mais organizada e limpa, pede a colaboração de todos os moradores no que diz respeito aos cuidados referentes à limpeza urbana, especialmente neste final de ano. Medidas simples, como acondicionar o lixo em sacos plásticos e depositá-lo nas lixeiras nos dias destinados à coleta, já contribuem para a limpeza urbana e conferem um aspecto agradável ao município.

O munícipe que depositar o lixo de forma incorreta e/ou fora do horário de coleta, ele estará infringindo a lei nº 3.499/2005 e poderá ser multado em R$ 317,00. Outras infrações como colocar móveis ou qualquer objeto ou mercadoria nos logradouros públicos também pode acarretar em multa no mesmo valor.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente enfatiza que a prefeitura oferece um serviço gratuito para o recolhimento desse tipo de material, que pode ser agendado diretamente com na Secretaria de Obras do município, ou pelo telefone 3281 1559. A equipe da secretaria ressalta ainda que, despejar lixo em locais proibidos é crime ambiental e rende multa aos infratores.

“Uma cidade limpa depende da colaboração de cada morador. Mais uma vez apelamos para a consciência de todos, para que tenhamos uma Nova Petrópolis mais limpa nas festas de final de ano”, destacou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, André Dall’Agnol. A secretaria também sugere que a população denuncie quem deposita lixo fora do horário de coleta, pelo telefone 3281 8409.

A tabela da coleta e lixo com os dias e horários para cada bairro e localidade pode ser conferida no site www.novapetropolis.com.br/lixo.php