conteúdo do menu
conteúdo principal
10/03/2015

Saúde promove ações alusivas ao Mês da Mulher

Unidades Básicas de Saúde terão atividades especiais...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social terá ações voltadas à saúde da mulher durante o mês de março. As atividades serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último domingo, 08 de março.

Realização de exames preventivos contra o câncer de colo de útero, palestras nas salas de espera sobre temas relacionados à saúde da mulher, reuniões em grupo com a comunidade e ações junto às escolas do território de atuação das UBSs serão algumas das atividades realizadas pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) durante o mês de março, o Mês da Mulher.

A equipe da UBS Centro, por exemplo, está entregando material com informações e curiosidades sobre a saúde da mulher, como saúde bucal, nutrição, diabetes, hipertensão, amamentação, menopausa, câncer do colo do útero e violência contra a mulher. Além disso, nesta quarta-feira, dia 11 de março, após às 17h, haverá palestra na sala de espera da UBS com ginecologista.

A equipe da UBS Piá também está engajada no Mês da Mulher. Nesta terça-feira ocorreu Grupo Aberto HIPERDIA, com enfermeira Carla e agentes de saúde. Nesta quarta-feira, haverá orientações em Sala de Espera com a psicóloga Camila. Na sexta-feira, 20 de março, será dedicado ao Dia da Mulher, quando o atendimento do posto de Saúde será voltado às mulheres, com diversas atividades, como musicoterapia; práticas manuais; momento beleza, com manicures profissionais; coleta de Citopatológico – Papanicolau; pedidos de mamografia para mulheres acima de 40 anos; e consultas médicas com foco na saúde da mulher. No dia 30 haverá orientações com professora de Yoga Rose na sala de espera; e, em 31 de março, haverá atividades junto às adolescente na Escola Piá. Durante o Mês da Mulher, todas as quartas-feiras, à tarde, haverá grupo aberto de Yoga no Posto de Saúde do Bairro Piá.

A Unidade Básica de Saúde do Vale Verde também está realizando atividades voltadas à saúde da mulher, tais como palestra sobre o exame Citopatológico e prevenção de câncer de colo de útero. Além disso, a UBS irá trabalhar autoestima e sentimentos com o grupo de artesanato.

No Vale do Caí, a equipe da Unidade Básica de Saúde da localidade fará uma ação especial no sábado, 28 de março, das 09h às 12h, com coleta de exames Citopatológicos, encaminhamento de mamografia para mulheres acima de 50 anos, jogo do bingo, sorteio de brindes, dia beleza e avaliação bucal.

A Unidade Básica de Saúde da Vila Germânia realizará coletas de pré-câncer em vários dias da semana, aumentando o número de exames ofertados. Também serão realizadas atividades em sala de espera, com informações sobre câncer de mama e útero. Também haverá palestra sobre estes temas no grupo de idosos. A UBS deve realizar o "Dia da Mulher", com música, dança, maquiagem, manicure, ainda sem data definida.

Consulte a sua Unidade Básica de Saúde de referência e aproveite a programação do Mês da Mulher.


Fonte:

Outras Notícias