26/07/2019

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Sarau da Diversidade ocorre neste sábado na Biblioteca Pública Municipal

Atividade do 47° Festival Internacional de Folclore será realizada a partir das 10h

O 5º Sarau da Diversidade será realizado neste sábado, 27 de julho, a partir das 10h, na Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva. A atividade integra a programação do 47º Festival Internacional de Folclore e contará com a apresentação de Amigos da Saxônia, de Nova Petrópolis e do Ballet de Arte Folclórico Argentino – BAFA, da Argentina. A programação é aberta ao público e tem entrada franca.

“Sarau é um momento de encontro das grandes artes. Neste encontro ocorrem as leituras de textos literários, declamações de poemas e apresentações musicais. As pessoas que participam desta festividade entregam-se de corpo e alma à literatura”, disse a bibliotecária Susana Carrasco, convidando a comunidade e visitantes para participarem deste momento cultural de integração.

O 1º Sarau da Diversidade ocorreu em 2015, no dia 18 de julho, na Biblioteca Pública Municipal, com participação do Pizintli Grupo de Danza Folklórica (México) e Grupo Folklorístico Stella Bianca (São Paulo). No ano de 2016, o evento ocorreu dia 23 de julho, no Espaço Mais Cultura Professor Renato Urbano Seibt, com a participação do Grupo de Projeções Folclóricas Remelexo Brasileiro (São Paulo), Folk Dance Ensemble of Maria Curie Sklodowska University in Lublin (Polônia) e Micael Leão Michaelsen - Piano Solo (Nova Petrópolis). Em 2017, os grupos convidados foram o Ballet Ucraniano Roksolana (Argentina) e Renacer Bailando (Argentina). Em 2018, participaram do Sarau da Diversidade o Grupo Folclórico Nuestra Danza (Uruguai), Conjunto Folklórico y Teatral Kallisaya (Chile) e Banda Homo Literatus (Mateus, Eduardo e Henri Kaiser) (Nova Petrópolis).

O 47º Festival Internacional de Folclore prossegue até 4 de agosto, em Nova Petrópolis. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP) e Prefeitura de Nova Petrópolis. O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Patrocinadores: Cooperativa Piá, Dakota, Sicredi, Coopershoes, Banrisul, Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan, Suibom, Casa Cooperativa, Mercados Brombatti, Cervejaria Edelbrau e Rota Romântica. Apoiadores: PD Eventos, Hotel Jardins da Colina e Imobrás. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo e Fundo, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Para mais notícias do 47º Festival Internacional de Folclore Nova Petrópolis acesse os sites: www.festivalinternacionaldefolclore.com.br e o oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Nas páginas oficiais do facebook do Festival Internacional de Folclore, facebook.com/FestivalInternacionaldeFolclore e da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos do evento. Compartilhe momentos de diversidade utilizando #47FIFNP. Siga o Instagram @prefeituranovapetropolis. Nova Petrópolis integra o Movimento Cidades Educadoras e o Festival Internacional de Folclore faz parte deste projeto.

CRÉDITOS: Margarida Neumann e Adriana Monteiro Arrial