conteúdo do menu
conteúdo principal
08/07/2025

Secretaria de Saúde e Assistência Social

SAMU 192 é a referência para atendimentos de urgência e emergência em Nova Petrópolis

Prioridade ao serviço segue as diretrizes técnicas estabelecidas pelo Ministério da Saúde

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Com o objetivo de melhorar a agilidade e a qualidade do atendimento pré-hospitalar à população, Nova Petrópolis reforça a orientação do Ministério da Saúde para acionamento dos serviços de emergência médica. Todas as situações de urgência e emergência com risco à saúde devem ser direcionadas, primeiramente, ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

Chamar ambulância pelo 192 segue as diretrizes técnicas estabelecidas pelo Ministério da Saúde por meio de portarias como a nº 2.048/2002 e a nº 2.026/2011, que definem o SAMU como o serviço oficial e referenciado para atendimentos pré-hospitalares de natureza clínica, traumática ou psiquiátrica em todo o território nacional.

Importante destacar que os Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis seguem sendo um dos pilares do sistema de proteção da comunidade, atuando em ocorrências como incêndios, salvamentos terrestres ou aquáticos, acidentes com risco de explosão, entre outros. Seu trabalho é essencial e continuará sendo realizado com dedicação e profissionalismo, agora focado nas situações citadas.

 

COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO DO SAMU 192

O atendimento do SAMU segue um protocolo bem estruturado, que começa com o chamado telefônico. Ao ligar, o usuário será atendido por técnicos auxiliares de regulação médica (TARM), profissionais treinados para:

  • Identificar o solicitante e coletar o número do telefone
  • Localizar o paciente com precisão (endereço completo, pontos de referência)
  • Identificar o motivo da ligação e coletar informações básicas sobre o estado da vítima
  • Prestar as primeiras orientações sobre como proceder até a chegada do socorro

 

Após a coleta inicial de informações, a chamada é transferida para o Médico Regulador, profissional responsável por:

  • Avaliar a gravidade da situação com base nas informações recebidas
  • Definir qual o tipo de resposta mais adequada para cada caso
  • Prestar orientações médicas por telefone quando necessário
  • Decidir sobre o envio de ambulâncias e qual o tipo mais adequado
  • Acionar outros serviços de apoio quando necessário (Corpo de Bombeiros, Polícia, etc.)

 

O Médico Regulador é o profissional que coordena todo o atendimento e toma as decisões técnicas necessárias para garantir o melhor socorro possível em cada situação. Em alguns casos, o médico pode resolver a situação apenas com orientações por telefone, sem necessidade de envio de ambulância.

Quando o Médico Regulador decide pelo envio de uma ambulância, a Central de Regulação aciona a unidade móvel mais próxima e adequada para o tipo de atendimento necessário.

Ao chegar ao local, a equipe do SAMU realiza a avaliação inicial da vítima, presta os primeiros socorros e estabiliza o paciente para o transporte, se necessário. O atendimento pré-hospitalar móvel tem como objetivo principal evitar o agravamento da condição da vítima, minimizando o sofrimento, prevenindo sequelas ou mesmo evitando o óbito, por meio de atendimento e transporte adequado.

Após o atendimento inicial, se houver necessidade, a vítima é transportada para o serviço de saúde mais adequado para continuidade do tratamento. O Médico Regulador é responsável por definir qual o melhor destino para cada paciente, considerando a gravidade do caso, o tipo de atendimento necessário, a disponibilidade de vagas nos hospitais da região e a especialidade médica necessária.

O SAMU trabalha de forma integrada com toda a rede de atenção às urgências do SUS, garantindo que o paciente seja encaminhado para o local certo, no momento certo, recebendo o cuidado adequado à sua condição.

 

QUANDO CHAMAR O SAMU?

Saber quando acionar o SAMU 192 é fundamental para utilizar o serviço de forma adequada e garantir que ele esteja disponível para quem realmente precisa. O SAMU deve ser chamado em situações de urgência e emergência médica, quando há risco à vida ou sequelas graves:

  • Problemas cardiorrespiratórios: dor no peito intensa, especialmente, se acompanhada de suor frio, palidez, falta de ar ou irradiação para braço, pescoço ou mandíbula; parada cardíaca ou respiratória
  • Acidentes de trânsito: com vítimas conscientes ou inconscientes
  • Quedas graves: de altura ou com suspeita de fraturas, especialmente, em idosos
  • Intoxicação exógena (que tem origem no exterior) e envenenamento: por medicamentos, produtos químicos, alimentos, plantas tóxicas ou animais peçonhentos
  • Queimaduras graves: que atingem grandes áreas do corpo ou regiões como face, mãos, pés ou genitais
  • Afogamentos: mesmo que a vítima pareça estar bem após ser retirada da água
  • Choques elétricos: que causam perda de consciência ou queimaduras
  • Situações de violência: agressões com ferimentos graves, tentativas de suicídio, ferimentos por arma de fogo ou arma branca
  • Trabalho de parto em andamento ou com complicações: especialmente se houver sangramento intenso ou se a gestante for de alto risco
  • Crises convulsivas: especialmente se prolongadas, repetitivas ou em pessoas sem diagnóstico prévio de epilepsia
  • Desmaios: especialmente se a pessoa não recuperar a consciência rapidamente ou se tiver outros sintomas associados
  • Alterações súbitas de consciência: confusão mental repentina, dificuldade para falar, fraqueza ou dormência em um lado do corpo (possíveis sinais de AVC)
  • Crises hipertensivas: com pressão arterial muito elevada e sintomas como dor de cabeça intensa, visão turva, sangramento nasal
  • Reações alérgicas graves: com dificuldade para respirar, inchaço de face ou garganta (anafilaxia)

 

NOSSO SAMU

Em Nova Petrópolis o SAMU atua há 14 anos, tendo a sua base nos fundos do Hospital Nova Petrópolis. A equipe é composta por um condutor de ambulância e um técnico de enfermagem. Estes são quem prestam o atendimento no local. A equipe também é composta por um TARM, que é o Telefonista Auxiliar de Regulação Médica, e um médico regulador, que é quem atenderá o chamado e auxiliará usuário e equipe no atendimento.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em www.turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do Facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

 

Crédito da foto: Gian Baum | Comunicação PMNP

Outras Notícias