Secretaria de Turismo e Cultura
Há mais de 20 anos desempenhando o papel, Vilmar José Coutinho de Castro é o Bom Velhinho no evento de Nova Petrópolis
A barba branca, o sorriso sereno e a roupa típica são apenas a superfície de uma grande história. Aos 67 anos, Vilmar José Coutinho de Castro carrega no olhar a ternura de quem vive, todos os anos, a chance de transformar vidas – inclusive a própria. Papai Noel há 22 anos em Nova Petrópolis, ele assume oficialmente o papel pelo terceiro ano na Magia do Natal, evento que tem mobilizado a cidade desde o dia 7 de novembro com uma intensa e iluminada programação temática.
Para ele, interpretar o Bom Velhinho vai muito além de um figurino. “É a realização de um sonho de criança”, afirma. Um sonho nascido lá atrás, quando a ausência do pai marcou sua infância e, apesar de todo o carinho da mãe, não havia papai noel em casa. “Ser Papai Noel é mágico, é imensurável, é indescritível”, completa. O que mais o emociona na função, recebendo de crianças a idosos, são os abraços. Algo que nunca diminui e sempre se renova. “A cada Natal, a emoção é diferente, intensa e contagiante”, resume.
Seja em participações em escolas, creches e empresas, ou nas múltiplas atividades da Magia do Natal, ele sente a mesma alegria do primeiro ano. A trajetória de Vilmar como Papai Noel começou em 2003, de forma despretensiosa, em parceria com o Lions e a Assistência Social. Durante muitos anos, sua presença foi voluntária, sempre ao lado da esposa, professora, que o incentivou a levar alegria às crianças. Com o tempo, o carinho da comunidade fez com que sua figura se tornasse familiar e querida. Em 2023, ele se candidatou ao posto de Papai Noel oficial da Magia do Natal. E foi escolhido. “Ficamos conhecidos pelo trabalho voluntário nas creches, escolas, APAE, CRAS e ações comunitárias. A roupa vermelha transforma a todos, é mágica”, garante.
A partir daí, sua presença na programação oficial se tornou aguardada: abertura, entrevistas, Caminhada das Lanternas, Cantatas na Janela, encontros com alunos e encerramento. Neste ano, a agenda está ainda mais intensa, incluindo visitas à prefeitura e até na largada da rústica do evento. E, em 2025, veio com novidades. No Natal mais germânico da Serra gaúcha, o traje vermelho do Papai Noel divide espaço na composição com o Lederhosen, vestimenta típica alemã que traz calça, suspensórios e camisa xadrez. O ‘Bom Velhinho’ que aparece, pessoalmente, em momentos-chave da programação, também exibe uma charmosa releitura dessa composição, com o traje típico apresentado em marrom e xadrez e complementado pelo tradicional manto vermelho.
Memórias que marcam
Em mais de duas décadas distribuindo alegria, algumas histórias permanecem para sempre. Ele não esquece o Natal de 2005, quando entregou uma cesta básica a uma senhora idosa, que o abraçou, chorando, em agradecimento. Uma das experiências mais marcantes ocorreu em 2023, quando recebeu a cartinha de uma menina que pedia: “Papai Noel, traz o meu papai de volta”. Ao ver o desenho da família, com o pai ausente, ele reviveu seu passado. “A mesma história, 60 anos depois”, disse, emocionado.
Com tantos anos na atividade, sabe muito bem o que não pode faltar a um Papai Noel: “Dedicação, amor, carinho, envolvimento, naturalidade, compreensão e autorrealização”. Talvez seja isso que explique por que ele se tornou tão querido em Nova Petrópolis, cidade onde vive há 27 anos e onde construiu sua família, seu trabalho e sua trajetória. Representante comercial por 35 anos e hoje corretor de imóveis, é pai de oito filhos (entre biológicos e enteadas) e avô de quatro netos espalhados entre o Brasil e a Alemanha.
O Papai Noel de Nova Petrópolis reconhece que a magia da data só existe porque é construída em conjunto. Ele se emociona especialmente com a participação comunitária. “A participação é fantástica. A Magia do Natal transforma os corações de todos”, assegura. É esse espírito, por sinal, que torna a interpretação do personagem ainda mais cativante. “É bonito e gratificante ver a todos resgatarem a história do Natal e participarem desta Magia, sentir toda alegria e felicidade no momento de um abraço e de uma foto”, destaca. Assim, todos os anos, ele está de volta, porque sabe que, por meio de um abraço, a magia acontece.
A Magia do Natal é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Petrópolis - CDL. O patrocínio é de Sicredi Pioneira, e apoio de Digi Sonorização, Bitcom Internet, Haufer Smart Ligh, Cacau Show, Serra Dream Invest e PROVER Soluções em Tecnologia.
Serviço
O que: Magia do Natal de Nova Petrópolis
Quando: até 4 de janeiro, com programação às sextas-feiras, sábados e domingos
Onde: Nova Petrópolis
Acesso: gratuito
Informações: Instagram @magiadonatalnp e site turismo.novapetropolis.rs.gov.br
26/12/2025 – Sexta-feira
09h às 20h: Feira de Natal
18h às 20h: Apresentação Musical com Jéssica Voltz
27/12/2025 – Sábado
09h às 20h: Feira de Natal
16h30: Oficina Natalina | Enfeites com Garrafa Pet
18h30: Apresentação Musical com Queens Of soul - Tributo às divas
28/12/2025 – Domingo
09h às 20h: Feira de Natal
16h30: Oficina Natalina | Arte com as Mãos
17h às 19h: Apresentação Musical com Tiago e Dionatham
31/12/2025 – Quarta-feira
21h: Apresentação Musical com a Banda Exemplo
23h30: Apresentação Musical com a Banda Passarela
03/01/2026 – Sábado
18h às 19h: Oficina Natalina| Cartão Natalino
04/01/2026 – Domingo
18h às 19h: Apresentação Musical
19h às 20h: Encerramento
Crédito das fotos: Fotos 50mm/Vini Martins e Marcelo Farinha