08/05/2017

Sábado é Dia “D” de vacinação contra a Influenza

UBSs dos bairros abrirão de manhã e UBS Centro vacinará das 08h às 17h...

O Dia “D” Contra a Influenza ocorre no sábado, 13 de maio, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para a realização de vacinas nos integrantes do grupo prioritário. Na data, as UBSs dos bairros abrirão no turno da manhã e a UBS Centro estará aberta das 08h às 17h, sem fechar ao meio dia. Previna-se!
Crianças de 06 meses até cinco anos incompletos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres que deram a luz a até 45 dias) e idosos com 60 anos ou mais integram o grupo prioritário que receberão a dose da vacina durante a campanha. É obrigatório a apresentação da Caderneta de Vacinas da criança. “Os integrantes do grupo prioritário devem procurar a UBS do seu bairro e se previnir. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 90% do grupo prioritário, somando mais de seis mil pessoas”, enaltece a secretária adjunta de Saúde e Assistência Social, Veroni Fagundes.
A adoção de hábitos simples é fundamental para diminuir a circulação do vírus da gripe. Higienizar as mãos com frequência; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração; evitar visitas a hospitais e ventilar os ambientes são exemplos de atos que previnem a transmissão do vírus.
A Campanha Contra a Influenza iniciou dia 17 de abril e prossegue até 26 de maio em Nova Petrópolis. A vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, nas salas de vacinação, na UBS Centro das 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h e nas UBSs dos bairros das 08h30min às 11h e das 13h30min às 16h. Mais informações com a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social pelo fone (54) 3298-2650.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMNP