04/07/2014

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Rural Show apresenta técnica de Border Collie no pastoreio

Associação Gaúcha de Border Collie – AGBC fará apresentação...

Nascida há mais de 300 anos no Reino Unido, a técnica do “Border Collie no pastoreio do rebanho de ovelhas” será uma das atrações especiais do Rural Show 2014, que acontece de 17 a 20 de julho, em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul.
Durante o evento, serão realizadas apresentações de cães da raça pela Associação Gaúcha de Border Collie – AGBC, através do pastoreio de um cão com um pequeno grupo de ovinos.
Os animais demonstrarão suas habilidades, disciplina, precisão e disposição em rotinas de manejo e condução de ovinos, a partir de diversos tipos de comando do adestrador.
Utilizada há mais de duas décadas no Brasil, a técnica empregada no adestramento do Border Collie faz com que seja possível que apenas um animal cuide de 100 até 500 ovelhas. O treinamento inicia entre os oito e doze meses de vida do cachorro e dura, no mínimo, seis meses.
O Rural Show é organizado pela Cooperativa Piá, em parceria com Emater / RS – ASCAR e a Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis.