09/05/2019

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Roteiro Caminhos de Caravaggio une cinco cidades da Serra Gaúcha

Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Canela integram rota de fé

Caminhos de Caravaggio é uma rota que liga os santuários de Nossa Senhora do Caravaggio de Farroupilha ao de Canela, ou o contrário, passando por estradas rurais e urbanas dos Municípios de Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Canela. O lançamento oficial do roteiro Caminhos de Caravaggio ocorreu dia 4 de maio, no Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha. A solenidade contou com a presença de prefeitos; secretários de Turismo e das pastas que participaram na elaboração do roteiro regional e atletas do grupo de corrida Fugindo da Genoveva, que realizou o trajeto de, aproximadamente, 200 quilômetros, ao longo de 26 horas, na noite anterior ao lançamento oficial.

Nova Petrópolis esteve representada pelo prefeito Municipal, Regis Luiz Hahn; pelo secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt e pelo adjunto da pasta, Gilnei Mücke; pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima e pelo Padre Fabrício Afonso Bervian.

O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, enalteceu a parceria entre as cidades da Serra Gaúcha, destacando que as peculiaridades e potencialidades de cada local são mais fortes juntos, potencializando a região como atrativo turístico. “Estamos de parabéns por acreditarmos, unirmos forças, trabalharmos juntos e, futuramente, colhermos os frutos desta importante aliança”, disse o prefeito Municipal. Fazendo referência à Nossa Senhora do Caravaggio, que abençoa a todos, especialmente às mães, lembrou da passagem do Dia das Mães, dia 12 de maio. Em homenagem, declamou a poesia “Mateando com a Mamãe, de Odilon Ramos, sendo muito aplaudido pelas autoridades e presentes ao lançamento.

O Reitor do Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio de Farroupilha, Padre Gilnei Fronza; o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves e a primeira-dama do Município, deputada Estadual, Francis Somensi; o prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra; o secretário de Turismo de Gramado, José Carlos Ramos de Almeida, representando o prefeito Municipal, João Alfredo de Castilhos Bertolucci; o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn e o prefeito de Canela, Constantino Orsolin, compuseram o espaço de autoridades durante o lançamento e realizaram o descerramento da placa símbolo do roteiro.

A secretária do Turismo de Caxias do Sul, Renata Carraro; o secretário de Turismo e Cultura de Canela, Ângelo Sanches Thurler; o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis, Paulo Roberto Staudt e o secretário de Turismo e Cultura de Farroupilha, Francis Casali homenagearam seus prefeitos por acreditarem no roteiro Caminhos de Caravaggio.

Os atletas do grupo de corrida Fugindo da Genoveva, que realizou o trajeto de 200 quilômetros, ao longo de 26 horas, na noite anterior ao lançamento oficial, foram homenageados. Os farroupilhenses Francis Casali, Gilberto Galafassi, Mário Romano Maggioni e Roque Severgnini, receberam o reconhecimento por realizarem o roteiro ao longo de seis dias.

Caminhos de Caravaggio conta com, aproximadamente, 200 quilômetros que aproximam as regiões turísticas da Uva e Vinho e das Hortênsias. O percurso pode ser feito a pé, de bicicleta ou por outros meios de deslocamento. Todos permitem a contemplação das paisagens naturais, das plantações, de construções antigas e de obras que valorizam as conquistas dos imigrantes. Além do contato visual com a natureza, o roteiro proporciona introspecção, elevação espiritual e superação de desafios. Os percursos diários sugeridos variam de 15 a 28 km até a chegada ao destino. Durante o lançamento oficial foram apresentados o Guia Oficial do Peregrino e o material gráfico do roteiro, como folder, passaporte e certificados.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

CRÉDITO DAS FOTOS: Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP