11/03/2015

Retomado Projeto Arte Urbana em Nova Petrópolis

Projeto integra o Programa Saúde na Escola...

As atividades do Projeto Arte Urbana, que integra o Programa Saúde na Escola, foram retomadas este mês em Nova Petrópolis. A iniciativa é realizada nos bairros Vale Verde e Vila Germânia e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Vida Nova.

A ideia do Projeto Arte Urbana, que visa desenvolver a cultura do Hip Hop, representada pela música, dança (street dance), skate e grafite, surgiu pela necessidade de proporcionar atividades no contraturno escolar que atendessem aos interesses dos jovens, principalmente aqueles cujos pais encontram-se longe de casa, em função de seus trabalhos. Por meio da cultura Hip Hop, onde os jovens buscam expressões que permitam mostrar as suas ideias, seus anseios, dificuldades e necessidades, formam-se vínculos sociais. Além disso, trabalha-se a prevenção ao uso de drogas, através de uma reflexão e conscientização sobre as consequências desse uso. O projeto também oferece uma “educação para a paz”, fortalecendo os vínculos familiares como forma de resgatar a cidadania desses adolescentes, ampliando suas perspectivas de um futuro melhor.

No dia 02 de março foi realizada uma reunião para definições acerca do Projeto Arte Urbana na Escola Municipal Augusto Guilherme Gaedicke, no bairro Vale Verde. Reuniram-se o diretor do educandário, Davino Lunkes; a supervisora Cristiane Weide Gonçalves; o professor de Música, Felipe Damasio Koetz; o professor José Francisco de Souza Esteves, do Projeto Arte Urbana e a psicopedagoga do Programa Saúde na Escola, Vera Regina Willeker de Assis Brasil, a fim de organizar os horários e programações para o ano. O Projeto Arte Urbana funcionará às segundas-feiras, das 13h às 17h, na Escola Augusto Guilherme Gaedicke e contará com a parceria do professor Felipe Damasio Koetz, que desenvolverá atividades relacionadas à música.

O Projeto Arte Urbana iniciou suas atividades no dia 05 de março, na Vila Germânia. Este ano, as ações serão realizadas em novo local, no Pavilhão da Igreja Evangélica da IECLB. A segunda-dama do Município e  médica da UBS da Vila Germânia, Paula Carolina do Amaral, esteve no local para conhecer o novo local e conversar sobre as programações de 2015. O Projeto Arte Urbana na Vila Germânia funcionará às quintas-feiras, das 09h às 11h.

O Projeto Arte Urbana também terá prosseguimento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Vida Nova. As atividades serão realizadas todas as quintas-feiras, das 14h às 16h. Segundo a psicopedagoga do Programa Saúde na Escola, Vera Regina Willeker de Assis Brasil, o projeto no CAPS ainda está em fase de (re)construção do grupo.

A secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Críslei Gerevini, uma das grandes incentivadoras do Programa Saúde na Escola, em que uma das ações é o Projeto Arte Urbana, anunciou a contratação de um professor de dança para integrar o grupo.