Conteúdo Menu conteúdo do menu
conteúdo principal
26/06/2019

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Região das Hortênsias cadastrada para integrar Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021

Secretário adjunto de Turismo de Nova Petrópolis atualizou os dados das cidades no sistema

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O secretário adjunto de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis, Gilnei Mücke fez o cadastramento e inserção dos documentos das cidades que integram a Região das Hortênsias no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo, no mês de junho. A ação tem como objetivo atualizar os dados da microrregião no Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021, que deve ser divulgado oficialmente em agosto de 2019.

Para integrar o Mapa, o Município deve ter um órgão de turismo em atividade, conselho municipal de turismo funcionando e orçamento próprio destinado ao turismo, além de possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastur, como meios de hospedagens, agências de viagem, guias de viagem, entre outros, conforme destacado no site do Ministério do Turismo.

As novas regras e exigências para atualizar os dados das cidades no sistema foram explicadas durante a Oficina Estadual de Regionalização - Remapeamento 2019, realizada no dia 6 de maio, na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O secretário adjunto de Turismo, Indústria e Comércio, Gilnei Mücke participou do encontro junto com coordenadores e suplentes das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) das 27 Regiões Turísticas do Rio Grande do Sul.

Os estados, em parceria com os municípios, têm autonomia para determinar as regiões turísticas, excluindo ou incluindo destinos. Com isso, conforme definido na reunião dos secretários de Turismo da Região das Hortênsias, realizada dia 19 de junho, Caxias do Sul passa a integrar a microrregião junto com Gramado, Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula e Picada Café.

De acordo com o Ministério do Turismo, todos os municípios inseridos nas regiões do Mapa são considerados, pelo Programa de Regionalização do Turismo do MTur, destinos de vocação turística ou destinos de apoio que podem contribuir ou se beneficiar da geração de emprego e renda induzidos pela atividade do setor. O Mapa do Turismo Brasileiro foi instituído em dezembro de 2013 e, desde 2016 é atualizado de dois em dois anos.

Para mais informações sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs e no Instagram (@prefeituranovapetropolis) encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

Outras Notícias