11/04/2017

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Rede coletora da Estação de Tratamento de Esgoto é construída em Nova Petrópolis

Processo de colocação da rede deve causar transtornos temporários à população...

A obra de construção da rede coletora da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) iniciou em fevereiro de 2017 e prossegue em Nova Petrópolis. O prefeito do Município, Regis Luiz Hahn e o secretário Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Hermann Deppe visitaram a obra no dia 07 de abril. Com a implantação da rede coletora, a ETE poderá atender até 30% da população do Município.
“A obra da Estação de Tratamento de Esgoto está 90% concluída, sendo que, a construção civil está pronta e falta a parte elétrica e os equipamentos, que dependem de projeto da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN). O processo de instalação da canalização deve causar transtornos temporários à população, mas, é importante destacar a importância desta obra para o Município”, enaltece o secretário Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Hermann Deppe.
A canalização principal será colocada no centro da via, para não interferir na rede de água, e serão instalados também ramais de ligação e caixas de calçadas no passeio público em frente a cada residência para futura conexão. A obra iniciou na entrada da ETE, localizada na Rua da Paz e segue até a esquina com a Rua Cristiano Spier Filho; da Rua Eraldo Christ até a Rua Rio Branco e da Rua Rio Branco até a Avenida Padre Affonso Theobald. Este trecho deve ser realizado em dois meses, sendo que, após a colocação dos tubos, a vala será preenchida com rachão e depois de 15 dias, após o assentamento do material, será fechada definitivamente.
A Administração Municipal, em parceria com a CORSAN, iniciou a construção da Estação de Tratamento de Esgoto em 2013, orçada em R$ 8 milhões com recursos captados pela Administração Municipal junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A obra constitui-se na construção de uma estação de tratamento e duas de bombeamento, além da implantação de mais de 15 quilômetros de redes coletoras.
Para o prefeito Lelo, este é um enorme avanço no saneamento básico da cidade. “Tratamento de esgoto é sinônimo de saúde pública. Estamos vivendo um momento histórico, um sonho de 20 anos de nossa comunidade. A finalidade da ETE é melhorar a qualidade de vida para a população de Nova Petrópolis”, ressalta o prefeito Regis Luiz Hahn.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMNP