12/08/2014

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Programa Saúde na Escola movimenta educandários do Município

Inúmeras atividades foram desenvolvidas em escolas de Nova Petrópolis...

Durante o mês de julho, cumprindo o Programa Saúde na Escola, foram realizadas inúmeras ações com a participação das equipes de saúde presentes nos ambientes de ensino. Nova Petrópolis pactuou com os Ministérios da Educação e da Saúde, integrando o Programa Saúde na Escola do Governo Federal, para desenvolvimento de ações que trabalhem a prevenção da saúde no ambiente escolar.
Nas escolas Luiz Loeser e Otto Hoffmann, a enfermeira Rita de Cássia Machado de Oliveira palestrou sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) para os alunos dos 8º e 9º anos. Também estiveram presentes nas Escolas Municipais de Educação Infantil Dona Ignez e Pinguinho de Gente, a enfermeira Andrea de Almeida Ribeiro e as agentes de saúde para pesarem, medirem as crianças e verificarem se as carteiras de vacinações estão em dia. Na Escola Municipal de Educação Infantil Lydia Braun foram conferidas as carteiras de vacinas pelas agentes de saúde. Na Escola Municipal de Educação Infantil Ottinho, as agentes também fizeram atendimento individualizado às crianças. Na Escola Augusto Guilherme Gaedicke esteve a enfermeira Nisséia Salete Jahn, juntamente com as agentes de saúde, para o desempenho da mesma função com os pequenos. Na Escola Pedro Beck Filho, o médico Jimmy Orlando Fajardo Miranda, acompanhado da técnica de enfermagem Goreti Lenz, conversou com os alunos sobre as dificuldades na aprendizagem.
Crianças e adolescentes também têm recebido frequentemente o atendimento odontológico da equipe nas escolas. Atendendo os alunos da Escola 1º de Maio, integrado com o CRAS, o professor José Francisco, conhecido como Frank, está desenvolvendo um trabalho na Vila Germânia de Hip Hop, Grafite e Skate no horário contrário do turno escolar.