23/10/2017

Programa de Educação Ambiental leva alunos ao Parque Aldeia do Imigrante em Nova Petrópolis

Estudantes do 6º ano de quatro escolas do Município aprendem sobre solo, água, fauna, flora e habitats humanos no atrativo turístico...

Os alunos do 6º ano de quatro escolas de Nova Petrópolis participam de um Programa de Educação Ambiental, oferecido em virtude do licenciamento ambiental do Parque Aldeia do Imigrante, desde agosto de 2017. Os estudantes utilizam como objeto de estudo o ambiente natural do parque, que apesar de antropizado, preserva as características naturais presentes no atrativo turístico. Os estudantes conhecem o local de uma maneira diferente, levando os aprendizados das saídas de campo para a sala de aula.
Os técnicos Patrícia Kolb, Phillipe Dummer e Vagner Neumann, desenvolvem as atividades com os estudantes no atrativo, tendo como base cinco eixos principais: água, solo, flora, fauna e habitats humanos. “A proposta do programa é sensibilizar os alunos sobre o cuidado com o meio em que estamos inseridos, desmistificando o conceito de que meio ambiente é o matinho, o bichinho, a plantinha. O Parque Aldeia do Imigrante é um bom exemplo porque, além de estar encravado em zona urbana e possuir alta intervenção humana, mantém o habitat natural preservado. Os alunos aprendem a respeitar e entender o ambiente e estão atentos ao fato de que existe impacto onde o ser humano está e nossa responsabilidade é tornar esse impacto o menor possível”, explica Dummer.
A proposta do Programa de Educação Ambiental é desenvolver um projeto piloto sólido, funcional e capaz de formar cidadãos preocupados, interessados e aptos a entender a importância dos processos de evolução, preservação e recuperação do ambiente onde vivem. “Durante o ano escolar, a educação ambiental é trabalhada com muita atenção. As escolas dão ênfase em atividades que propõem a pesquisa para despertar o interesse com o intuito de desenvolver a consciência no exercício da cidadania e do respeito com o meio ambiente. A prática é a vivência mais emocionante, marcante e atrativa para os alunos porque tornam o Parque Aldeia do Imigrante um laboratório da vida real”, enaltece o secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz.
O Parque Aldeia do Imigrante é um atrativo urbano localizado no Centro de Nova Petrópolis e possui uma área arborizada de cerca de dez hectares com característica voltada ao turismo, com preservação do patrimônio cultural e natural. O atrativo turístico possui uma vegetação amplamente preservada, com exemplares de diversas espécies vegetais nativas: Araucárias, Canjeranas, Cedros, Camboatás, entre tantas outras variedades que abrigam também uma infinidade de exemplares da fauna nativa da Região. O parque possui ainda trilhas na mata, dois lagos de considerável porte e um riacho com cascata.
“No Brasil há poucos parques com a riqueza do Parque Aldeia do Imigrante de Nova Petrópolis. A preservação que existe no local e a associação à cultura tradicional do Município deve ser mantida intacta, preservando e ampliando projetos para sensibilizar sobre a importância do Meio Ambiente. A proposta do programa, por meio dos eixos, é justamente relacionar informações que são dissociadas, tanto na escola, como na sociedade em geral. Tudo está relacionado e o Parque Aldeia do Imigrante representa isso muito bem”, destaca Dummer.
O Parque Aldeia do Imigrante possui uma Aldeia Histórica que retrata fielmente a arquitetura enxaimel trazida pelos imigrantes alemães que colonizaram o Município. As árvores e as flores se unem aos prédios históricos e formam um cenário deslumbrante e os pássaros, peixes e tartarugas dão vida ao local e cativam os visitantes.
“Atualmente, o atrativo é um dos que mais recebe turistas ao longo do ano no Município. O parque é um verdadeiro museu a céu aberto, cercado de natureza com paisagens encantadoras. A riqueza histórico-cultural do atrativo transcende gerações e fronteiras pelo orgulho que todos os nova-petropolitanos sentem pelo Parque Aldeia do Imigrante”, salienta o secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt.
O Programa de Educação Ambiental prossegue até dezembro de 2017, com os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Augusto Guilherme Gaedicke, Luiz Loeser, Otto Hoffmann e Pedro Beck Filho. A empresa Vértice Licenciamento e Gestão Ambiental propôs e executa o Programa de Educação Ambiental e também é a responsável técnica ambiental do Parque Aldeia do Imigrante. O programa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio e com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Nova Petrópolis