13/11/2017

PROERD forma 280 alunos em Nova Petrópolis

Cerimônia ocorreu dia 11 de novembro e lotou Centro de Eventos do Município...

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) formou 280 alunos, dos 5º anos, das 11 escolas municipais, estaduais e a particular de Nova Petrópolis no sábado, 11 de novembro. Autoridades Municipais, representantes de órgãos de segurança pública, pais, professores e alunos participaram da cerimônia realizada no Centro de Eventos.
O secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz; o Major do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), Gilson Wagner de Oliveira Alves; o comandante do 3º Pelotão da Brigada Militar, Capitão Jorge Lauricio Mascarin e o efetivo da Brigada Militar de Nova Petrópolis; o chefe do Posto Polícia Rodoviária Federal de Nova Petrópolis, Eduardo Fornari; o presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo José dos Santos e demais edis; o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Nova Petrópolis (CONSEPRO), Marcos Michaelsen; o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários do Município, Maico de Castilhos; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), José Paulo Boelter, e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Murilo Jung, compuseram a mesa oficial da cerimônia.
A soldado da Brigada Militar de Nova Petrópolis, Maira Cristiane Rodrigues da Silva, que desenvolveu as atividades do PROERD em toda a rede de ensino, foi ovacionada pelos alunos durante a cerimônia. O programa abordou assuntos como fumo, alcoolismo, agressão física e verbal, respeito com o próximo, boa conduta, cuidados pessoais e convivência em grupo, com o objetivo de aproximar e integrar ainda mais a escola e a comunidade com a segurança.
Um aluno de cada turma recebeu uma bicicleta como premiação pela melhor redação sobre o PROERD. Dentre as 15 crianças, a aluna do Colégio Cenecista Frederico Michaelsen, Larissa Schmitt de Oliveira, foi autora da redação destaque do PROERD, que inicia assim: “Proerd: um despertar para a vida! Com esta frase posso definir o que o Proerd me ensinou nessas 11 semanas de aula. Aprendi que a vida é feita de escolhas e, para isso, precisamos estar preparados e orientados”. Todos os participantes receberam medalha e certificado.
O secretário de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, Ricardo Lawrenz, agradeceu a presença de todos os pais e professores no evento e destacou a participação dos alunos durante o programa. Lawrenz também enalteceu a importância da parceria com a Brigada Militar para a realização do PROERD no Município. “Nos reunimos hoje para concluir mais uma etapa de um trabalho maravilhoso desenvolvido pela soldado Maira, com muita dedicação e coragem, com as 280 crianças”, ressaltou o secretário Lawrenz.
O Major do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), Gilson Wagner de Oliveira Alves, destacou, por meio de uma parábola, que “é melhorando as pessoas que melhoramos o mundo e com o PROERD, hoje, melhoramos 280 crianças que são o futuro”. O Major ainda agradeceu a soldado Maira por honrar a profissão e mostrar para as crianças que a Brigada Militar age somente em casos extremos, quando as outras soluções falham.
A Academia Tchon Ji sorteou uma bolsa de treinamento em Taekwondo entre os 280 alunos que participaram do PROERD em 2017, que dá direito a praticar a arte marcial durante um ano. O aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Hoffmann, Bruno Henrique Spengler foi o grande vencedor e irá integrar a equipe de treinamento de Nova Petrópolis. O vice-presidente da Associação Tchon Ji, Mestre Thiago Augusto Haugg, fez a entrega do vale bolsa de treinamento ao aluno.
Em Nova Petrópolis, o projeto teve início em 31 de julho, em toda a rede de ensino. O programa foi realizado pela Brigada Militar do Município, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, e contou com o apoio de Benoit e CONSEPRO. Para mais notícias sobre Educação em Nova Petrópolis acesse o site do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis (facebook.com/novapetropolisrs), você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Nova Petrópolis