31/05/2019

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Prefeitura de Nova Petrópolis realiza ação de prevenção ao câncer bucal

Iniciativa integrou campanha Maio Vermelho realizada em todo o Rio Grande do Sul

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, por meio da equipe de Saúde Bucal, realizou uma ação de prevenção ao câncer bucal na Rua Coberta. Durante a ação, ocorrida no dia 29 de maio, na Unidade Móvel Odontológica, os profissionais da Saúde procederam exames clínicos preventivos e orientaram à população acerca das vantagens do diagnóstico precoce da doença. Na oportunidade, Nova Petrópolis também foi agraciada com o troféu destaque SESC/RS pelo projeto "Sorrindo Para o Futuro".

A gerente do SESC/RS Caxias do Sul, Luciana Stello, aproveitou a ação do Maio Vermelho, ocorrida na Rua Coberta, para fazer a entrega do troféu ao prefeito Regis Luiz Hahn e à secretária de Saúde e Assistência Social, Andreia Siqueira Frota. O troféu SESC/RS, região Caxias do Sul, foi entregue em reconhecimento ao projeto Sorrindo Para o Futuro, no qual a equipe de Saúde Bucal, em conjunto com as Agentes Comunitárias de Saúde do Município, realiza visitas periódicas às escolas de Nova Petrópolis, promovendo as boas práticas de higiene bucal entre os estudantes.

Segundo a coordenadora de Saúde Bucal de Nova Petrópolis, Franciele Focchesato, todos os pacientes atendidos na Unidade Móvel Odontológica receberam um kit de higiene bucal e um protetor solar labial , pois o lábio, quando exposto ao sol, apresenta risco de desenvolver câncer de boca, embora o tabaco seja o maior causador desta doença.

Franciele enfatiza a importância do diagnóstico precoce da doença por meio do autoexame bucal e visitas periódicas ao dentista. Alerta ainda que,  em caso de  caso de alguma lesão na cavidade bucal ou em lábios que persista por mais de 15 dias sem cicatrizar, sendo dolorosa ou não, a recomendação é procurar um dentista.  Os pacientes que apresentaram algum tipo de alteração durante os exames, foram encaminhadas para as Unidades Básicas de Saúde correspondentes.

A campanha de prevenção ao câncer bucal, que integrou a programação do Maio Vermelho, mês de luta contra o câncer bucal, é alusiva ao dia 31 de maio, Dia Estadual de Combate ao Câncer Bucal e Dia Mundial sem Tabaco. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, por meio da coordenação de odontologia de Nova Petrópolis; em conjunto com o Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO/RS) e contou com o apoio do Sistema Fecomércio - SESC/RS.