22/12/2014

Prefeito Lelo recebe vereadores em seu Gabinete

Orçamento da Câmara Municipal foi a pauta do encontro...

O prefeito Regis Luiz Hahn recebeu os representantes do Poder Legislativo em seu Gabinete Oficial na última quarta-feira, dia 17 de dezembro. Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Charles Eloir Luedke Paetzinger, deu publicidade a um ato que ocorre há pelos menos 13 anos: a economia orçamentária de valores do Poder Legislativo.

O presidente da Câmara de Vereadores, inclusive, convocou a imprensa local para acompanhar o momento simbólico de “devolução” de R$ 200 mil ao poder público. “No entanto, o Poder Legislativo não está devolvendo dinheiro ao Executivo. O que ocorre é que o valor previsto em orçamento pelos vereadores não foi utilizado. Portanto, deixou de ser investido, ainda que tenha sido previsto pelos mesmos. Houve uma economia orçamentária”, segundo informações da contabilidade da prefeitura municipal.

Em 2014, o orçamento do Poder Legislativo foi de R$ 863.400,00, sendo R$ 602.200,00 destinado à manutenção da Câmara e R$ 261.200,00 para a construção da sede. A obra não ocorreu, apesar da Câmara de Vereadores ter recebido do Poder Executivo, em cedência, um terreno para tal construção; mas, o Poder Legislativo adquiriu um veículo. O automóvel 0km adquirido pela Câmara Municipal de Vereadores foi um Polo Sedan Confortline Volkswagen, ano/modelo 2014, 1.6, pelo valor de R$ 52.900,00.

No ano anterior a economia orçamentária foi ainda maior. Em 2013 o orçamento da Câmara Municipal de Vereadores era de R$ 700.000,00, sendo aplicado R$ 492.825,88; ou seja, o Poder Legislativo deixou de gastar R$ 207.174,12.

Para 2015, o orçamento da Câmara Municipal de Vereadores é de R$ 1.227.300,00, sendo R$ 727.300,00 para manutenção e R$ 500.000,00 para a construção da sede. “Quando estávamos construindo o orçamento de 2015, conversei com o vereador Charles e pedi que a Câmara enxugasse um pouco seu orçamento, como todas as secretarias fizeram; mas, ele me disse que não seria possível. Espero que utilizem o valor orçado, caso contrário, mais uma vez, deixaremos de investir este montante ao longo do ano em outras necessidades, e quem sai no prejuízo é a comunidade”, disse o prefeito Regis Luiz Hahn.