29/02/2016

Prefeito Lelo anuncia acesso à Internet em pontos estratégicos do Município

Edital de Chamamento Público para empresas interessadas será lançado esta semana...

O prefeito Regis Luiz Hahn anunciou que a Administração Municipal publicará, ainda esta semana, um Edital de Chamamento Público com o objetivo de realizar contratos de cooperação entre o Município e empresas privadas de fornecimento de Internet, sem custos aos cofres públicos, em cinco pontos estratégicos do Município: Praça das Flores, Torre de Informações Turísticas, Parque Aldeia do Imigrante, Praça de Brinquedos e Praça dos Pinheiros, no Bairro Pousada da Neve. O anúncio foi feito durante o evento Pontuando com a Imprensa, realizado no Gabinete Oficial, nesta segunda-feira, 29 de fevereiro.

Segundo o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal, Gerson Gebhardt, as empresas interessadas firmarão um termo de cooperação com o Município, disponibilizando o acesso à rede mundial de computadores em cinco pontos públicos e de grande circulação do Município de Nova Petrópolis. “Novos pontos podem ser adicionados no decorrer do contrato, de acordo com a demanda e interesse de ambas das partes”, acrescentou Gerson.

De acordo com o Edital que será lançado, as empresas interessadas deverão instalar equipamentos e softwares que possibilitem o acesso simultâneo de, no mínimo, 100 usuários em cada um destes pontos, sendo que, na Praça das Flores, em período de eventos, este número deverá ser expandido proporcionalmente.

As empresas credenciadas pela Prefeitura, além de fornecerem o acesso gratuito nestes pontos, poderão também praticar a comercialização de acesso pré-pago à rede, bem como, disponibilizar uma extensão de acesso aos seus assinantes comerciais e residenciais. As empresas deverão possuir sistema de gestão e controle destes acessos, identificando usuários e logs de acesso para casos de necessidades legais.

As empresas poderão divulgar a disponibilidade do serviço e suas logomarcas comerciais, bem como as regras e as instruções para a conexão, em placas ou totens, cujas dimensões e localização serão previamente aprovadas pelo Município.

As empresas conveniadas também deverão instalar, no mínimo, uma câmera Full-HD na Praça das Flores, para a divulgação das imagens em tempo real no site do Município e em outros que a empresa julgar necessário.

Desde maio de 2013, a Administração Municipal disponibiliza acesso à Internet na Praça das Flores, nos finais de semana, por meio de link de Internet da própria Prefeitura Municipal, sendo que, neste período, esta disponibilidade de acesso não afeta e nem prejudica aos serviços essenciais da municipalidade.

Sobre o Programa Cidade Digital:

Durante o Pontuando com a Imprensa, o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal, Gerson Gebhardt, também esclareceu sobre o Programa Cidade Digital.

O objetivo do programa, segundo o Ministério das Comunicações (Minicom), é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia. Para isso, atua nas seguintes frentes: construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais; disponibilização de aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras; capacitação de servidores municipais para uso e gestão da rede; oferta de pontos de acesso à Internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

Em 2013, o "Cidades Digitais" foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, e o Município de Nova Petrópolis desenvolveu e cadastrou seu projeto para a aprovação. O Ministério das Comunicações selecionou 262 municípios com população de até 50 mil habitantes. Nova Petrópolis não foi contemplada por possuir índices de desenvolvimento acima dos exigidos.

“Muitos cidadãos e, inclusive, alguns gestores públicos acreditam que o projeto Cidade Digital poderia trazer Internet gratuita para cada residência, quando, na verdade, isso não acontece”, ressaltou Gebhardt.

Pelo fato de Nova Petrópolis não ter sido contemplada com o projeto Cidade Digital do Ministério das Comunicações, a Administração Municipal partiu para o desenvolvimento e execução de um projeto de Cidade Digital custeado e implantado pelo próprio Município. Neste projeto, norteado pelos objetivos previstos pelo Minicom, o Município adquiriu uma rede de fibra óptica de 5 mil metros de extensão, permitindo a interligação de prédios públicos com alta velocidade e segurança e também possibilitando o transporte das imagens de cinco câmeras do sistema de videomonitoramento até a sede da Brigada Militar.

“Em relação a oferta de pontos de acesso à Internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, convém citar que, desde maio de 2013, a Administração Municipal disponibiliza este acesso na Praça das Flores. O Edital de Chamamento Público deve ampliar e melhorar este serviço à população de Nova Petrópolis. A intenção é que em 60 dias após a assinatura do contrato com a empresa contemplada para fornecer o serviço, esteja tudo pronto e acessível à comunidade”, declarou o prefeito Regis Luiz Hahn.