20/03/2017

Secretaria de Administração

Piá inaugura ampliação da nova fábrica de iogurtes em Nova Petrópolis

Cooperativa terá capacidade de produzir 450 toneladas por dia de fermentados...

A Cooperativa Piá inaugurou sexta-feira, 17 de março, a ampliação de sua nova fábrica de iogurtes em Nova Petrópolis, um trabalho iniciado em 2011. Com a moderna estrutura, a Piá passará a ter uma capacidade de 450 toneladas por dia de fermentados (bebidas lácteas e iogurtes), manteiga, requeijão, doce de leite e doce de frutas. Essa capacidade é o triplo da atual, que chega a 150 toneladas por dia, e vai beneficiar os produtores rurais da região.
Além da ampliação da área física em mais nove mil metros quadrados, a fábrica terá uma nova estrutura de equipamentos. Com isso, serão modernizados a fermentação e o envase de iogurtes, a recepção do leite, bem como, a produção de requeijão e doce de leite. Tudo isso com investimentos que somam R$ 85 milhões.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Regis Luiz Hahn; do vice-prefeito Charles Paetzinger; do secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto; do subsecretário do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, Sérgio Bandoca Foscarini; do presidente da Cooperativa Piá, Gilberto Kny; do secretário adjunto de Administração, Jorge Michaelsen; deputados Estaduais; vereadores Municipais; entre outras lideranças.
O secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, representanto o governador do Estado, José Ivo Sartori, declarou que 50% do leite produzido no Rio Grande do Sul é entregue em cooperativas. “A ampliação da Piá garante capacidade de competir com qualidade na cadeia nobre dos lácteos”, disse Minetto.
O prefeito Lelo declarou que o momento é um divisor de águas para Nova Petrópolis. “Muito nos orgulha em saber que os produtos feitos aqui são saboreados em boa parte do território nacional. Mas, orgulho maior sentimos em ver, hoje, esta cooperativa investindo mais de R$ 80 milhões no seu parque industrial”, declarou o prefeito de Nova Petrópolis.
O subsecretário do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, Sérgio Bandoca Foscarini, representanto o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, é associado da Piá há 30 anos e testemunhou o crescimento da cooperativa. “Quero ver a Piá na Expointer 2017. A estrutura do Parque está à disposição”, enfatizou.
O presidente da Cooperativa Piá, Gilberto Kny, disse que a Piá investe para garantir um futuro vencedor e que momento é histórico para o Município. “A cooperativa se preocupa em sublinhar o coletivo de forma permanente, reforçando o desenvolvimento do cooperativismo. Aumentamos capacidade de produção, rastreabilidade e segurança alimentar com esta nova e moderna planta industrial”, comemorou Kny.
Após os pronunciamentos, as autoridades visitaram as novas instalações da ampliação da nova fábrica de iogurtes da Cooperativa Piá em Nova Petrópolis.

CRÉDITOS DAS FOTOS: Kassandra Dorneles