24/10/2017

Outubro Rosa mobiliza Unidades Básicas de Saúde de Nova Petrópolis

UBS Centro não terá atendimento médico a partir das 14h30min na sexta-feira...

As últimas ações alusivas ao Outubro Rosa serão realizadas nesta semana em Nova Petrópolis. Palestras, encontros, bate-papos e conscientização serão atividades desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde do Município. Confira a programação e participe. Faça seus exames, cuide-se e previna-se!
Na quarta-feira, 25, a UBS Linha Brasil promove o bate-papo “Saúde da Mulher”, às 14h, com a médica ginecologista, Neiva Schumann, na sala de espera do posto. No dia 26 de outubro, quinta-feira, às 14h, na Escola Padre Amstad de Linha Imperial, será realizado o bate-papo “Saúde da Mulher”, com coquetel e sorteio de brindes com a equipe da UBS Vale Verde; no mesmo horário, na UBS Vila Germânia, ocorre o evento “Tarde Cor de Rosa” e palestra no posto.
Na sexta-feira, 27 de outubro, às 15h, será realizada uma palestra na UBS Centro com uma psicóloga da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN). A partir das 14h30min, a UBS Centro fechará para atendimentos médicos; urgências e emergências devem ser encaminhadas para o Hospital Nova Petrópolis.
A prevenção do câncer de mama é baseada no controle de fatores considerados de risco. Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, controlar o peso corporal para evitar a obesidade, adquirir hábitos saudáveis e praticar exercícios físicos regularmente são recomendações básicas de prevenção. A amamentação também é considerada um fator protetor.
As atividades da campanha Outubro Rosa de Nova Petrópolis são organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, em parceria com as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), das Unidades de Saúde (UBSs) do Município.

SAIBA COMO FAZER O AUTOEXAME:
Em frente ao espelho: Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos, depois coloque as mãos na cintura fazendo força e após coloque as mãos atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo. Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.
Em pé (pode ser durante o banho): Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça. Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda, divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas. Use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas. Sinta a mama fazendo movimentos circulares, de cima para baixo. Repita os movimentos na outra mama.
Deitada: Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita. Sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão, apalpe a metade externa da mama (mais consistente) e depois apalpe as axilas. Inverta o procedimento para a mama esquerda.
Caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, procure um médico ginecologista. Ele realizará o exame clínico de mama e poderá solicitar a mamografia para avaliar corretamente.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Nova Petrópolis