conteúdo do menu
conteúdo principal
29/12/2016

Nova Petrópolis terá Cartão Saúde personalizado em 2017

Secretária encerra gestão concluindo processo de implementação de sistema integrado de saúde...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Nova Petrópolis possui um sistema de saúde pública integrado. O feito foi conquistado e posto em prática pela secretária Municipal de Saúde e Assistêncial, Crislei Gerevini, que deixa o comando da pasta a partir de 2017. A conclusão do processo de informatização da saúde no Município marca a última ação da secretária.

“O Cartão Saúde Nova Petrópolis é a última etapa do processo de implantação da informatização da saúde no Município. “Agora temos as informações acessíveis em toda rede Municipal, de forma integrada. O Cartão Saúde Nova Petrópolis humanizará o acolhimento aos pacientes e facilitará o acesso dos profissionais de saúde aos dados dos usuários”, explicou a secretária de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini.

Administração Municipal investiu R$ 7.656,00 na aquisição de equipamentos para a impressão dos cartões e deve iniciar o processo de confecção em 2017. A entrega oficial do equipamento foi realizada pelo secretário adjunto de Administração, Gerson Gebhardt e pelo diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, Sidnei Ismael de Castro nesta quinta-feira, 29 de dezembro, na Prefeitura Municipal.

Em 2014, a Sautech iniciou a implantação do sistema em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Vida Nova e no centro administrativo da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, oferecendo capacitação a todos os profissionais da área.

O projeto inovador criou uma rede única de dados, que permite controlar a disponibilidade de remédios no estoque, número de atendimentos por médico e a duração da consulta, disponibilidade de equipamentos e sua utilização. O sistema permite ainda o acesso a todo o histórico clínico do paciente e possibilita que a receita médica seja entregue impressa ao paciente, legível com todos os dados necessários. Os agentes comunitários de saúde também receberam o sistema em tablets para utilização nas visitas domiciliares e cadastros.

“A informatização representa uma enorme conquista para a gestão de saúde em Nova Petrópolis. O sistema e as melhorias têm como objetivo facilitar os processos de trabalho, permitindo cruzar dados e informações que servem para direcionar as ações de saúde exatamente nas maiores necessidades dos usuários. É um importante diferencial e representa grande avanço”, destaca Crislei.

Paralelo à instalação do novo sistema de saúde, o Município recebeu R$ 321.500,00 da Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Programa Estadual de Saúde - Rede SUS. Com a verba foi realizada a reforma na rede lógica e elétrica com aterramento nas sete UBSs de Nova Petrópolis e foram adquiridos 50 computadores com monitor LCD, sistema operacional e aplicativos; 35 impressoras laser com transformador; sete roteadores wireless; 50 Tablets Galaxy Tab III; sete Switchs de 24 portas e 50 Nobreaks.

“Em quatro anos tornamos Nova Petrópolis referência em saúde pública por diversos fatores. A inauguração do Centro de Beneficiamento de Plantas Medicinais – Fitoterapia na Atenção Básica; inauguração de duas Academias da Saúde; a implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); o acolhimento de residentes do Grupo Hospitalar Conceição (GHC); a contratação de serviços de médicos especialistas e o desenvolvimento do CAPS, CRAS, entre tantas outras conquistas elevam o nome de Nova Petrópolis no universo da saúde pública”, comemora Crislei.

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social deve informar, em breve, como a população deve proceder para fazer seu Cartão Saúde Nova Petrópolis.

 

FOTO: Kassandra Dorneles


Fonte:

Outras Notícias