12/07/2017

Nova Petrópolis supera metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação

Conferência Municipal de Educação reuniu profissionais do setor no dia 30 de junho...

Nova Petrópolis realizou a IV Conferência Municipal de Educação dia 30 de junho, no Plenarinho da ACINP. “Monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação de Nova Petrópolis e as perspectivas da nova Base Nacional Comum Curricular” foi o tema do evento.
A abertura da conferência foi realizada pelo coral da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Hoffmann, regido pela professora Ezra Mattivi. A conferência contou com a participação de 25 entidades e, aproximadamente, 150 pessoas, entre professores, diretores e supervisores das três redes de ensino de Nova Petrópolis, Municipal, Estadual e particular.
“Precisamos sempre nos aperfeiçoar para lidar com as mudanças constantes que ocorrem na área da educação, principalmente neste momento de crise que estamos vivendo”, disse o vice-prefeito, Charles Paetzinger ao afirtmar que a Prefeitura e a Secretaria de Educação estão de portas abertas e que possuem a intenção de continuar melhorando e valorizando cada vez mais a educação do Município.
O secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz, presidiu a conferência e afirmou que “a educação é um desafio e que é preciso fazer a diferença. Para isso precisamos de pessoas motivadas e engajadas. A Secretaria de Educação já tem como prática integrar as três redes em seu planejamento, buscando apoiar todas as escolas Municipais, Estaduais e particulares”
A coordenação da conferência esteve sob a responsabilidade do Conselho Municipal de Educação (CME), representado pelo presidente, Elton Hillebrand. Também esteve presente o presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo José dos Santos.
Dois anos após a aprovação, o momento foi de avaliar se as metas do Plano Municipal de Educação (PME) de Nova Petrópolis estão sendo cumpridas. Desta forma a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, o CME e a Comissão de Avaliação e Monitoramento do PME, representados por Rosely Hahn Kehl, Suzane Letícia Wilhelmsen e José Luiz Cegoni realizaram um levantamento da realidade educacional do Município, apresentando os resultados durante a audiência pública, conforme determina a lei.
Os resultados mostraram que o Município cumpre e supera as metas estabelecidas em 2015, principalmente no que se refere ao atendimento da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial e Educação Integral. Os investimentos do Município para a educação também são superiores ao que está previsto em lei.
Para os próximos anos ficou decidido, durante a conferência, que será elaborada uma lei que irá definir o processo de escolha das equipes diretivas Municipais por meio de eleições, contemplando a exigência da participação da comunidade nestas escolhas, atendendo assim a meta 19, que trata sobre a gestão democrática.
Também, a partir de 2018, será implantada a Educação de Jovens e Adultos para os anos finais do Ensino Fundamental, a fim de oferecer a oportunidade aos maiores de 18 anos de concluírem esta etapa.
Outro estudo que passará a ser realizado trata sobre a possibilidade em criar um plano de carreira para os profissionais da educação (secretário de escola, monitores, auxiliares) e revisar o plano de carreira do magistério público Municipal.
A IV Conferência Municipal de Educação apresentou, ainda, palestra com a avaliadora educacional do MEC, Marcia Adriana Carvalho, que apresentou as perspectivas para a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que está em fase final de elaboração e será referência para a elaboração dos currículos da Educação Básica no país assim que for aprovado. A palestrante explicou que o principal objetivo da BNCC é ter uma base que defina o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito na Educação Básica. É um compromisso do Estado brasileiro para favorecer as aprendizagens de todos os estudantes, promovendo equidade por meio dos direitos de aprendizagem, fortalecendo a colaboração entre União, estados e municípios. É um instrumento de melhoria das aprendizagens que respeita as especificidades regionais. Marcia Adriana Carvalho também apresentou as dez competências gerais que todo estudante deverá desenvolver na educação básica, a partir da nova BNCC.
Após a palestra, o presidente do CME, Elton Hillebrand, leu a Carta da IV Conferência Municipal de Educação de Nova Petrópolis, onde constam todas as deliberações realizadas durante o evento, que foi aprovada pelos presentes.

FOTOS: Guilherme Kaiser | Comunicação PMNP