26/10/2017

Nova Petrópolis revela o caminho das flores do Jardim da Serra Gaúcha

Horto Municipal realiza cultivo, plantio e ornamento de pontos públicos...

Nova Petrópolis ostenta o título de Jardim da Serra Gaúcha pela beleza e perfume de seus jardins bucólicos, formando cenários encantadores na cidade Capital Nacional do Cooperativismo. As flores e plantas que dão cor às ruas e atrativos turísticos de Nova Petrópolis são resultado de um trabalho delicado e cuidadoso da equipe do Horto Municipal. As flores que cativam visitantes e comunidade perseguem um caminho longo até embelezarem os pontos públicos do Município.
“Trabalhar no Horto nos mostra o quanto que as flores são delicadas e a diferença que elas fazem nas paisagens. Calma e dedicação são palavras importantes durante o dia de trabalho com as plantas. Ficamos contentes em saber que as flores que cuidamos com tanto carinho encantam os turistas e a comunidade e são motivo de orgulho para Nova Petrópolis”, declara o diretor do Horto Municipal, João Valmor Alves de Aguiar.
A equipe de oito profissionais do Horto Municipal realiza o cultivo, plantio, ornamento e manutenção dos jardins dos atrativos turísticos, postos de saúde, prédios públicos, escolas, avenidas e ruas. Os profissionais ainda fazem a irrigação das plantas diariamente ou conforme as condições climáticas e o serviço de podas de árvores e arbustos das vias públicas.
Durante o ano são realizadas cerca de quatro substituições gerais das plantas, sendo, basicamente, uma por estação. A equipe do Horto Municipal recebe as sementes e faz o plantio em bandejas de cultivo. Quando as plantas florescem são transplantadas e mantidas nas estufas do Horto até serem plantadas nos pontos públicos.
Em 2017, a Administração Municipal já investiu R$ 10.238,50 na compra de sementes, mudas de plantas e insumos para o Horto Municipal. “Sabemos da importância de manter a cidade florida e bem cuidada. Até outubro foram adquiridas 184 embalagens com sementes de 15 variedades de flores. Durante o ano mais de 600 mil sementes são cultivadas e enfeitam os jardins de Nova Petrópolis“, destaca o secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt.
A equipe do Horto cultiva flores da estação para plantar em Nova Petrópolis. Amor-perfeito, petúnia e cravina são algumas das espécies utilizadas no inverno e no outono e, no verão e na primavera, tagetes, sálvia e celósia são cultivadas. Flor de mel, boca de leão, gazânia, repolho ornamental, entre outras, também estão presentes nos jardins de Nova Petrópolis. “Mantemos uma reserva de plantas perenes para substituir as flores em casos emergenciais e utilizamos as folhagens também para compor as ornamentações”, explica Aguiar.
“Floreiras coloridas, jardins belos e bem cuidados é tradição da cultura germânica e Nova Petrópolis honra seus antepassados ao ter a Praça das Flores como cartão-postal do Município. Turistas e munícipes registram sua passagem pela cidade no atrativo turístico, fato que valoriza o trabalho do Horto Municipal. Manter Nova Petrópolis bonita também é sinônimo de qualidade de vida, expressa zelo e enternece o olhar daqueles que nos visitam”, destaca o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn.

Foto: Adriana Monteiro Arrial | Comunicação PMNP