03/04/2019

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis recebe prêmio do Programa Sesc Sorrindo para o Futuro

Nove cidades do RS receberam prêmio destaque no cuidado da saúde bucal de crianças

Nova Petrópolis é uma das nove cidades de destaque Estadual do Programa Sesc Sorrindo Para o Futuro na categoria mais de mil alunos atendidos. O prêmio foi entregue no dia 26 de março, durante o encontro anual do programa, em Porto Alegre.

O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn; a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota; o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz; a coordenadora de saúde bucal do Município, cirurgiã dentista Franciele Focchesato; as cirurgiãs dentistas, Daene Karini de Oliveira e Daniela Aumond, e a auxiliar de saúde bucal, Patrícia Becker, participaram do evento e receberam o prêmio na solenidade.

“É um orgulho enorme representar Nova Petrópolis nas solenidades que enaltecem o trabalho dos nossos profissionais. Parabéns aos dentistas e auxiliares que se empenham para garantir a saúde bucal das nossas crianças. Vocês são merecedores deste reconhecimento”, enfatiza o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn.

Entre 2015 e 2018, houve um decréscimo de 52,68% de casos de dentes decíduos cariados, perdidos e/ou obturados, contabilizando os 206 Municípios do Rio Grande do Sul que participam do programa. Nova Petrópolis integra o grupo das nove cidades que melhor executaram o Programa Sesc Sorrindo para o Futuro em 2018. Boa Vista do Incra, Mormaço, Vista Alegre do Prata, Tapera, Soledade, Tuparendi, Farroupilha e Três de Maio foram os outros Municípios que também receberam a premiação.

O programa Sorrindo para o Futuro tem por objetivo melhorar o bem-estar das crianças a partir da formação de hábitos saudáveis. Desta forma, estimula e incentiva as escolas públicas a construírem uma rotina de hábitos de higiene bucal, alimentação saudável e atividade física. O Programa Sesc Sorrindo para o Futuro é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as prefeituras Municipais, desde 2003. Em Nova Petrópolis,  são atendidos todos os alunos da Educação Infantil até 5º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas do Município.

“Nova Petrópolis investe na equipe de odontologia, viabilizando o trabalho e fortalecendo a parceria com o SESC porque entendemos a importância deste programa que trabalha na prevenção, nosso principal objetivo”, destaca a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota. “Estamos felizes e satisfeitos com mais uma premiação da equipe da saúde do Município, que nos últimos três anos recebeu quatro prêmios importantes”, enfatiza a secretária.

Em 2018, a equipe de saúde bucal, composta por oito dentistas e três auxiliares de saúde bucal, atendeu 1.435 alunos de Nova Petrópolis. Em constante inovação, o projeto trabalha na prevenção de fatores de risco comuns às doenças crônicas, estimulando a formação de escolas promotoras de saúde e gerando motivação e envolvimento da comunidade escolar.

Além disso, a equipe presta o serviço à comunidade em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mediante agendamento prévio e em caráter de urgência. Além do atendimento em consultório, os profissionais ainda realizam visitas domiciliares; atuação em grupos de gestantes, hipertensos, diabéticos e antitabagismo e ações de prevenção de câncer bucal.

Mais informações sobre Nova Petrópolis pelo fone (54) 3281-8400 e no site do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis (facebook.com/novapetropolisrs), você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Nova Petrópolis integra o Movimento Cidades Educadoras e esta ação faz parte deste projeto.

Fotos:

João Alves | Divulgação SESC (entrega da premiação em Porto Alegre)

Divulgação | Saúde PMNP (DSC_0101 e DSC_0102)