08/11/2017

Nova Petrópolis recebe o Prêmio Gestor Público 2017

Prefeito Regis Luiz Hahn recebeu o troféu dia 7 de novembro...

O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, recebeu o Troféu Prêmio Gestor Público 2017. A solenidade de premiação da 16ª edição ocorreu terça-feira, 7 de novembro, no Teatro Dante Barone, nas dependências da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. O Projeto Fitoterapia na Atenção Primária em Saúde, conferiu o prêmio ao Município.
Nova Petrópolis concorreu também com os projetos Horta Escolar, inscrito pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e Escola e Pesquisa: Um Encontro Possível, da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. O vice-prefeito, Charles Paetzinger e sua esposa Sandra Fernandes; a secretária de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota; o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima prestigiaram a cerimônia.
“Recebo o Troféu Prêmio Gestor Público com muita honra e satisfação. É o reconhecimento de um trabalho iniciado há 10 anos. Uma iniciativa que teve continuidade e segue colhendo frutos positivos. Este prêmio coroa o envolvimento de muitas pessoas em prol da saúde da comunidade. Nova Petrópolis merece esta distinção, estamos todos de parabéns”, declarou o prefeito Regis Luiz Hahn.
A implantação do Projeto Fitoterapia na Atenção Primária em Saúde é um dos grandes diferenciais que Nova Petrópolis oferece à comunidade. O Município foi um dos pioneiros no Rio Grande do Sul ao instituir o Programa Municipal de Plantas Medicinais, em 2007. Atualmente, uma média de duas cidades por mês visitam Nova Petrópolis para conhecer o método que o Município aplica na realização do programa. O Programa Municipal de Plantas Medicinais constitui-se na entrega de dez tipos de plantas medicinais na forma de chás aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), nas farmácias das sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Nova Petrópolis. As plantas medicinais são produzidas de forma sustentável no Município e o cultivo, a colheita, o preparo e a embalagem dos chás são desenvolvidos no Centro de Treinamento de Produtores de Nova Petrópolis (CETANP), por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a EMATER/ASCAR.
O Prêmio Gestor Público foi criado em 2002 com a finalidade de avaliar e dar reconhecimento público aos melhores projetos das Administrações Públicas Municipais do Rio Grande do Sul. A iniciativa é da categoria dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do RS, representados pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco-RS) e pela Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec-RS).
O município de Santa Cruz do Sul foi o grande vencedor da edição 2017, conquistando o Troféu Prêmio Gestor Público Especial pelo projeto Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania. Bento Gonçalves recebeu o Troféu Prêmio Gestor Público Destaque em Segurança Pública pelo projeto Multi Segurança Bento. O Troféu Prêmio Gestor Público Administração Tributária foi entregue para Farroupilha, pela execução do projeto Atitude Cidadã. Dez municípios vencedores receberam o Troféu Prêmio Gestor Público e sete cidades receberam certificados de Menção Honrosa.
O grupo “Os Cinquentões", de Três Arroios, se apresentou na abertura da cerimônia de premiação. A Banda da Brigada Militar foi responsável pela execução dos hinos. O evento contou com a presença do secretário adjunto da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, Luiz Antônio Bins; do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Estadual, Edegar Pretto; do diretor do Banrisul, Júlio Francisco Gregory Brunet; do presidente do SINDIFISCO/RS - Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul, Celso Malhani de Souza e do presidente da AFISVEC/RS - Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual, Abel Henrique Ferreira.
O 16º Prêmio Gestor Público 2017 contou com o patrocínio do Banrisul, participação especial da Assembleia Legislativa do RS e apoio da Associação Riograndense de Imprensa (Ari), Fundação Piratini – TVE, FM Cultura, Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado (Fecomércio RS) – Sesc, Senac, Associação dos Juízes do RS (Ajuris), Fundação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e Secretaria Estadual da Fazenda do RS.
Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, no endereço www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

Fotos: Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP