16/04/2019

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis realiza Conferência Municipal de Saúde

Delegados eleitos participam da Conferência Estadual em maio

“Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS” foi o tema da Conferência Municipal de Saúde, realizada dia 11 de abril, no Plenarinho da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP). A atividade foi uma realização do Conselho Municipal de Saúde, representado pelo presidente Elton José Hillebrand, e da Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, representada pela secretária Municipal, Andréia Siqueira Frota.

Durante a Conferência foram realizadas as palestras do Médico de Saúde da Família e comunidade da UBS Pinhal Alto e representante da Comissão de Educação Permanente, Leonardo Vieira Targa e do médico e Diretor do Departamento de Ações em Saúde (DAS) da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Elson Romeu Farias.

“Ganhamos em conhecimento. Os profissionais médicos que gerenciaram as palestras foram, novamente, um presente para quem participou do encontro. A história do SUS no nosso Município, a medicina rural e a implementação das ESFs foram explanadas pelo médico Leonardo Targa, e o financiamento do SUS e demais eixos trabalhados na conferência, com o médico Elson Farias. Fizemos uma ótima conferência”, avaliou a secretária Municipal de Saúde e Assstência Social, Andréia Siqueira Frota.

Na oportunidade, também foram eleitos os delegados que representarão Nova Petrópolis na etapa Estadual da Conferência. Foram eleitos como Delegados: Segmento Gestor/Prestador de serviços do SUS - Andréia Siqueira Frota; Segmento Trabalhador em Saúde - Renata de Castro Schindel e Segmento Usuário - Bráulio Kaiser e Elton Hillebrand. A 8ª Conferência Estadual de Saúde ocorre em Porto Alegre nos dias 24, 25 e 26 de maio.

O objetivo deste processo conferencial é avaliar a situação de saúde, analisar as prioridades constantes no documento Orientador Estadual e elaborar propostas para o fortalecimento das ações em saúde. “Fizemos um grande encontro para debater a saúde, mas, ainda temos muito a melhorar, fundamentalmente no que toca a participação popular. A saúde é feita também pela comunidade, que deveria usar espaços como este para exercer o que se chama de controle social. Não é possível que sigamos fazendo saúde sem o olhar a opinião de quem efetivamente é usuário do SUS”, ponderou a secretária Municipal.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

CRÉDITO DAS FOTOS: Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP e Rafael Atreiter | Saúde PMNP