08/05/2017

Nova Petrópolis promove Conferência de Saúde das Mulheres dia 17

Pré-conferências ocorrem nas Estratégias de Saúde da Família desde 26 de abril...

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis realizará a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres dia 17 de maio, às 13h30min, no Centro de Convivência da Terceira Idade no Parque Aldeia do Imigrante. “Saúde da Mulher: Desafios para a Integralidade com Equidade” é a temática nacional do evento que é aberto ao público e tem entrada franca. Participe!
“As conferências são espaços importantes de participação social, nas quais a população pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, pois dá voz e visibilidade para as singularidades de cada população e território”, explica a psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e responsável pela realização da conferência no Município, Carina Corrêa da Silva.
A Conferência de Saúde das Mulheres terá quatro eixos temáticos que convocam os participantes a discutir e pensar propostas sobre políticas públicas para a saúde das mulheres, vulnerabilidades do ciclo de vida, meio ambiente, desenvolvimento sócio-econômico e o mundo do trabalho, refletindo sobre como esses setores influenciam na vida e na saúde das mulheres.
“A realização da conferência no Município é mais um dos espaços às mulheres de Nova Petrópolis para que, juntamente com o Poder Público, construam políticas de atenção à saúde feminina, considerando os mais variados aspectos que compõem o bem-estar e a qualidade de vida. Vulnerabilidade, ambiente, economia e trabalho são temas que devem sim serem debatidos por nós, mulheres, posto que hoje a mulher é também protagonista do desenvolvimento socioeconômico e cultural geral”, ressalta a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota.
Para compor a etapa municipal da conferência, a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promovem pré-conferências até 12 de maio, nas oito Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Vida Nova. No dia 26 de abril, quarta-feira, foi realizada a pré-conferência na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Vale Verde e na sexta-feira, 05 de maio, na ESF Piá e na na ESF Vila Germânia. Nas oportunidades, os participantes identificaram as problemáticas e necessidades da população do território e pensaram juntos em propostas para solucionar ou amenizar os apontamentos feitos.
“A participação da comunidade é fundamental, especialmente das mulheres, pois é somente por meio dos debates e construção real de idéias a serem levadas à diante, no cenário político atual, que a consolidação das reivindicações e consequente reconhecimento dos direitos à saúde e cidadania da mulher se tornarão garantias”, reitera a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota.
A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que inclui os residentes do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) - Residência Multiprofissional apoia a realização das pré-conferências e da Conferência Municipal, por acreditar em ações e propostas que fortaleçam os espaços coletivos e democráticos de participação social das mulheres.
A 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres é uma promoção da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. O evento conta com o apoio do Conselho Municipal de Saúde e dos residentes da Residência Multiprofissional do Grupo Hospitalar Conceição.

Confira a programação da 1ª Conferência de Saúde da Mulher
08 de Maio – Segunda-feira
Tarde – Pré-conferência na ESF Centro e Alpina
Tarde – Pré-conferência na ESF Vale do Caí