11/11/2014

Nova Petrópolis promove caminhada no Dia Mundial do Diabetes

Caminhada de Prevenção ao Diabetes é dia 14, às 17h, saindo da UBS Centro...

O Dia Mundial do Diabetes é celebrado em 14 de novembro e, para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, por meio da equipe de Saúde do Centro, promove uma Caminhada de Prevenção ao Diabetes. A atividade será realizada nesta sexta-feira, 14 de novembro, a partir das 17h, com saída em frente ao Posto de Saúde do Centro. As inscrições podem ser feitas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os primeiros 20 inscritos ganham uma camiseta.

A Caminhada de Prevenção ao Diabetes de Nova Petrópolis inicia na UBS Centro, segue até a Igreja Católica, desce em direção ao CAPS, sobe até a Igreja Evangélica, continua pela Avenida 15 de Novembro e segue até o Parque Aldeia do Imigrante. No Parque, os caminhantes serão recebidos com música, frutas, iogurte (patrocínio Piá), alongamento comandado pela professora de Yoga, verificação PA (pressão arterial) e HGT (glicemia).

Segundo a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini, estudos mostram que exercícios físicos e dieta equilibrada previnem 80% dos casos de diabetes tipo 2. “A Caminhada de Prevenção ao Diabetes deve servir como incentivo para adotarmos hábitos saudáveis na nossa rotina. Precisamos nos alimentar de forma equilibrada e reservar, diariamente, um tempo para a prática de exercícios físicos”, reforçou.

De acordo com as estatísticas da Federação Internacional do Diabetes (IDF), atualmente o número de diabéticos já supera os 250 milhões. Se nenhuma atitude eficiente de prevenção adotada, o IDF estima que o número total de pessoas com diabetes em 2025 alcançará os 380 milhões. O diabetes tipo 1 não pode ser prevenido e, a cada ano, aumentam os casos registrados.

A campanha para a Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes foi liderada pela Federação Internacional do Diabetes (IDF). Ela é representada por um ícone simples, simbolizado por um círculo azul, que pode ser facilmente adaptado e usado em todos os lugares. O ícone clama a união pelo diabetes e simboliza o apoio à Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes. O tema da campanha deste ano é Vida Saudável e Diabetes. Nova Petrópolis está engajada pela prevenção ao Diabetes e, para marcar a data, realiza a Caminhada de Prevenção ao Diabetes. Participe!

O que é diabetes?

Os alimentos sofrem digestão no intestino e se transformam em açúcar chamado glicose, que é absorvido para o sangue. A glicose no sangue é usada como energia pelos tecidos. A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substância produzida nas células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo ela se eleva no sangue e ocorre HIPERGLICEMIA. Portanto, Diabetes é a elevação da glicose no sangue.

Dicas para fazer a Caminhada de Prevenção do Diabetes:

- Use calçados adequados

- Use boné ou chapéu.

- Use óculos com proteção contra raios solares (UVA e UVB).

- Use protetor solar no rosto e corpo

- Leve uma garrafa plástica com água

- Evite ingestão de grandes quantidades de água de uma só vez, isso poderá trazer mal estar.

- Mantenha-se hidratado durante a caminhada.

- Procure usar roupas leves e confortáveis.

- Mantenha consigo cartão com endereço e telefones para contato.

- Se, durante a caminhada, você sentir estar no seu limite físico ou passar mal, interrompa a caminhada e peça ajuda.