15/05/2017

Nova Petrópolis promove a II Semana do Uso Racional de Medicamentos

Utilização das plantas medicinais oferecidas nas UBSs é destaque do evento...

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, por meio da equipe de farmacêuticos do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), promove a II Semana do Uso Racional de Medicamentos, comemorada de 05 a 11 de maio e com ações até 25 de maio em Nova Petrópolis. O objetivo da campanha é fortalecer o uso racional de medicamentos e a utilização das plantas medicinais.
Os farmacêuticos do NASF, Caroline Drechsler e Maurício Machado Ferreira realizam ações nas salas de esperas de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Vida Nova. “O uso racional de medicamento ocorre quando o paciente recebe o medicamento apropriado para sua necessidade clínica, na dose e posologia corretas, por um período de tempo adequado e ao menor custo. A prática do uso racional contribui para a melhoria na qualidade de vida da população, bem como maior efetividade e eficiência com os gastos públicos”, enfatiza a farmacêutica, Caroline Drechsler.
Em 2017, o destaque do evento é direcionado para o uso das plantas medicinais (chás) como alternativa terapêutica visando a desmedicalização da população e o esclarecimento aos usuários do modo correto de preparo, conservação, indicações e identificação das plantas medicinais. A abordagem se deu preferencialmente para as dez plantas medicinais que compõem o Programa Municipal de Plantas Medicinais. São eles: Camomila, Marcela, Guaco, Melissa, Maracujá, Malva, Espinheira-santa, Estévia, Quebra-pedra e Hipérico.
“A proposta da Secretaria de Saúde é informar e conscientizar a comunidade sobre os riscos da automedicação e o modo correto de utilização das plantas medicinais. A Administração Municipal acredita no potencial dos fitoterápicos e, com esta ação, incentiva a comunidade a utilizá-los”, destaca a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota.
A equipe prossegue com as ações da campanha no dia 16 de maio, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Piá no período da manhã; dia 23 de maio, durante a manhã ESF Linha Brasil e no dia 25 de maio, à tarde, no CAPS.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Nova Petrópolis