12/11/2016

Nova Petrópolis promove 1º Festival de Esculturas Parque Pedras do Silêncio

Evento inédito ocorre dias 12, 13, 14, 15, 19 e 20 de novembro na Linha Brasil...

Nova Petrópolis é o destino ideal para quem aprecia arte, história e cultura. O Município é sede do 1º Festival de Esculturas Parque Pedras do Silêncio que iniciou neste sábado, 12 de novembro no Esculturas Parque Pedras do Silêncio, atrativo turístico localizado na Linha Brasil, interior do Município. O evento é realizado dias 13, 14, 15, 19 e 20 de novembro, das 10h às 18h.

O secretário adjunto de Turismo, Indústria e Comércio, Andreas Rainier Schumann e o proprietário do Esculturas Parque Pedras do Silêncio, Valmor Heckler estiveram presentes na abertura oficial do evento, realizada na tarde de 12 de novembro. O presidente da ACINP, Cláudio Michaelsen; o presidente da Rota Romântica, Cláudio Weber; o vice-presidente da Sicredi Pioneira, Mário José Konzen; vereadores municipais; Rainha do Folclore Alemão, Franciele Simon; soberanas da Festa do Figo; e representantes de empresas apoiadoras do 1º Festival de Esculturas Parque Pedras do Silêncio também participaram da solenidade.

“Em nome da Administração Municipal desejo sucesso ao evento e agradeço a fundamental importância do empresariado na realização e desenvolvimento deste evento que enaltece ainda mais a cultura germânica presente em Nova Petrópolis”, destacou o secretário adjunto de Turismo, Indústria e Comércio, Andreas Rainier Schumann.

O 1º Festival de Esculturas Parque Pedras do Silêncio contara com a participação de quatro renomados escultores. Cristovão Hullen, de Três Passos; Adriano Rosback Mayer, de Esteio; Lúcio Spier, de Porto Alegre; e Gudrun Schuster, de Neuss, na Alemanha. O proprietário do Esculturas Parque Pedras do Silêncio, Valmor Heckler agradeceu a presença e a colaboração dos escultores que abrilhantam o festival com seu talento. “Esse evento é uma semente ainda muito pequena que precisa se desenvolver. A ideia do evento é dar ênfase para os escultores e também para a cultura germânica e suas peculiaridades”, salientou Heckler.

Durante todo o evento, os quatro escultores irão esculpir blocos de arenito, representando a sua percepção sobre a imigração germânica no Brasil. No dia 20 de novembro, com as obras concluídas, um júri técnico avaliará as esculturas, que serão classificadas conforme critérios pré-definidos. De 20 de novembro de 2016 a 10 de janeiro de 2017, as obras ficarão expostas aos visitantes do Esculturas Parque Pedras do Silêncio, que poderão dar seu voto popular. Após este período de votação, serão computados os votos do júri técnico e do voto popular para posterior pemiação.

Além dos escultores, o 1º Festival de Esculturas Parque Pedras do Silêncio conta com exposição dos quadros do pintor Jéferson Hoffmann que integra a Associação dos Pintores Com a Boca e Pés (www.apbp.com.br). O artista estará presente durante todo o evento divulgando seu trabalho e conversando com os visitantes. O evento oferece ainda diversas atrações artísticas e culturais, como o cantor e compositor Gerson Müller, o saxofonista Alcido Kögler, participações de grupos folclóricos, entre outros.

No sábado, dia 19 de novembro, o membro da Associação Gaúcha de Escultores do Rio Grande do Sul, José Francisco Alves, fará uma palestra no Espaço Mais Cultura Professor Renato Urbano Seibt, às 19h30min. Técnicas, materiais e parques de esculturas pelo mundo serão temáticas da palestra. Será um evento de grande importância para profissionais da área e também para quem tiver interesse em conhecer um pouco mais da arte de esculpir. Contato pelo fone (54) 9994-9995.

O 1º Festival de Esculturas Parque Pedras do Silêncio é uma realização do Esculturas Parque Pedras do Silêncio, conta com o apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis e o patrocínio de Mukli, Fundo de Turismo de Nova Petrópolis, Viver Nova Petrópolis, Sicredi Pioneira RS, Dakota Calçados, Cervejaria Edelbrau, Piá e Brocker Turismo.

Programação 1º Festival de Esculturas Parque Pedras do Silêncio

Todos os dias do Festival - 10h às 18h

Criação de esculturas ao vivo

Exposição de quadros do pintor com a boca Jefferson Luís Hoffman