12/07/2017

Nova Petrópolis presente na reunião da Rede de Museus e Entidades de Memória da Imigração Germânica

2º encontro do grupo ocorreu em São Leopoldo dia 29 de junho...

A segunda reunião da Rede de Museus e Entidades de Memória da Imigração Germânica ocorreu dia 29 de junho, nas dependências do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (MHVSL), em São Leopoldo. Nova Petrópolis sediou a 1ª reunião da Rede.
Representantes do Museu Alberto Hillebrand e Museu Histórico Municipal, de Nova Petrópolis; Museu Histórico de Dois irmãos; Museu Henrique Vidal e Prefeitura Municipal, de Teutônia; Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-brasileira; Memorial ao Imigrante Alemão de Montenegro; Museu de Venâncio Aires; Museu Histórico de São Lourenço do Sul; Museu Municipal Claudio Oscar Becker de Ivoti; Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, de São Leopoldo e Acervo da UNISINOS (Memorial Jesuíta e biblioteca) estiveram presentes.
A presidente do Museu de São Leopoldo, Ingrid Marxen, saudou os participantes e fez uma breve explicação sobre o museu, seu acervo, visitação e funcionamento. O secretário de Cultura de São Leopoldo, Ismael Mendonça, agradeceu pela iniciativa de constituição da Rede, as conquistas e desafios do setor de cultura e prospecções de futuro.
O Museu Histórico Visconde de São Leopoldo localiza-se em uma ampla edificação, com diversos espaços destinados ao acervo, às exposições, à pesquisa, biblioteca e espaços de trabalho dos colaboradores. O grupo pôde visitar as instalações.
O museólogo do MHVSL, Giovanni Mesquita, fez a abertura da reunião e apresentou a pauta a ser debatida. O grupo discorreu a respeito das ferramentas de comunicação da Rede e a elaboração do guia de informações das instituições, além da carta fundacional, instrumento documental que dispõe sobre a Rede, sua composição e atividades. O secretário do Instituto 2024, de São Leopoldo, Airton Corrêa Schuch, disccorreu sobre as ações desenvolvidas e objetivos da instituição.
Duas datas comemorativas de 2017, de grande importância para as entidades de memória germânica: os 500 anos da Reforma Protestante e os 80 anos do Estado Novo também foram discutidas. Falou-se sobre possibilidades de eventos e exposições para os dois períodos, o que cada instituição poderia promover e os objetivos dessas iniciativas. Foram abordados alguns acontecimentos históricos referentes às datas. Ficou acordado que até o dia 1º de agosto, todos deveriam comunicar à Rede o que fariam para relembrar as datas. Também foi levantada uma questão a respeito da abrangência da Rede, ou seja, que tipo de instituição poderia fazer parte da mesma, baseados em critérios específicos, que ainda serão registrados em documento.
Foram debatidos os rumos da Rede e de como ela está sendo divulgada e conhecida, por meio das redes sociais, jornais e outros. Com o intuito de facilitar os trabalhos e atividades da Rede, foram definidos grupos de trabalho de “Acervo, restauração e conservação”, “Educativo” e “Projetos”, compostos por diferentes membros da Rede. O objetivo desses grupos é a troca de conhecimentos e experiências dentro de diferentes áreas para que haja uma capacitação e profissionalização de todos os participantes, o que facilitará o desenvolvimento das atividades propostas. A ideia é que cada grupo de trabalho organize meios de promoção desses aprendizados.
A próxima reunião da Rede de Museus e Entidades de Memória da Imigração Germânica será realizada dia 17 de agosto, em Venâncio Aires. O encontro foi encerrado com saldo positivo, com tarefas e objetivos definidos.

CRÉDITOS DAS FOTOS: Divulgação